Da Agência Fenae

Bancários de todo o Brasil realizam, neste sábado, 28 de agosto, diversas atividades para comemorar uma data histórica – o Dia do Bancário – e mobilizar a categoria para as reivindicações da campanha nacional 2010.
A orientação é para que o Dia do Bancário seja comemorado com um claro objetivo: levar para as ruas as reivindicações da categoria e cobrar responsabilidade social dos bancos. Será, na verdade, um dia de luta para os bancários conquistarem reajuste salarial de 11% (composto da inflação do período mais aumento real de 5%), PLR de três salários mais R$ 4 mil, piso salarial do Dieese no valor de R$ 2.157,88, garantia de emprego, igualdade na contratação e na remuneração, adicional de risco de vida de 30% para quem trabalha em agências, postos e tesouraria, previdência complementar para todos os bancários, fim do assédio moral e das metas abusivas, entre outros itens.

• Dia do Bancário resulta de greve histórica em 1951
O Dia do Bancário começou a ser comemorado há exatos 59 anos. Tudo em função do que ocorreu em 28 de agosto de 1951, quando a categoria bancária mobilizou-se para reivindicar reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A greve foi deflagrada porque os bancários não aceitaram a contraproposta dos banqueiros de 20% de aumento.
Foram 69 dias de greve em meio à repressão do Ministério do Trabalho, do governo estadual e até da Igreja Católica. Lideranças sindicais foram perseguidas e muitos bancários foram presos, alguns até vítimas de muita violência. A paralisação foi encerrada em 5 de novembro daquele ano, depois que a Justiça do Trabalho concedeu um reajuste de 31%. O movimento também teve o mérito de colocar em xeque a lei de greve do governo Dutra.
A data de 28 de agosto foi oficializada como Dia do Bancário por deliberação do 4º Congresso Nacional dos Bancários, em 1952, mas só em 1964 foi transformada em lei.

Compartilhe: