Na quinta-feira, 12 de janeiro, a Caixa completa 156 anos de existência. Para marcar a data, os trabalhadores do banco estão preparando um Dia Nacional de Luta contra as arbitrariedades impostas pela direção do banco público em relação às condições de trabalho e tentativas de desmonte empreendidas pelo governo Temer.

RH 184 – A data foi definida em reunião da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), em 20 de dezembro. A proposta é ampliar a campanha em defesa da Caixa 100% Pública e demonstrar o descontentamento em relação aos resultados dos GTs descomissionamento e caixa-minuto. A Caixa quer impor, de forma arbitrária, a versão 33 do RH 184. "A direção do banco não acatou as propostas dos trabalhadores levadas aos grupos de trabalho, que eram resultado de debates em todo o país", lembrou o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra. "Vamos unir nossas forças e demonstrar para a Caixa que não estamos satisfeitos com a política e a intransigência da atual gestão", reforçou.

Redução do quadro – circulam informações que, nos próximos dias, o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, deve anunciar medidas para reduzir ainda mais o quadro de pes- soal do banco.
Em novembro, Gilberto Occhi admitiu a intenção em diminuir o quadro de trabalhadores do banco em 10 mil, por meio de Planos de Apoio à Aposentadoria (PAA) e de Demissão Voluntária (PDV).
A direção do banco se nega, ainda, a retomar as contratações, paralisadas há quase dois anos. Há mais de 30 mil aprovados no concurso público de 2014. 

Decisão judicial julgou procedente uma Ação Civil Pública que questiona a não contratação dos aprovados e proibiu a Caixa de realizar concurso apenas para Cadastro de Reserva (veja na página 3). "A extrapolação da jornada, a sobrecarga e o adoecimento já fazem parte da rotina dos empregados da Caixa", lembrou Kardec de Jesus Bezerra. "Em vez de melhorar a situação, a Caixa quer mais trabalhadores fora do seu quadro de pessoal. Isso é inadmissível, temos de intensificar a luta por melhores condições de trabalho", convocou o diretor-presidente da APCEF/SP.

Compartilhe: