O acordo coletivo com a direção da Caixa será assinado em 1º de novembro, sábado, às 18 horas, em Brasília.
Confira a mensagem da CEE-Caixa:

MENSAGEM CEE-CAIXA
026/03 São Paulo, 31 de outubro de 2003.

1. INFORMES

1.1 A CEE-Caixa esteve reunida com os representantes da Caixa nesta sexta-feira, dia 31 de outubro, às 10 horas, com o objetivo de finalizar a redação do acordo coletivo válido para o período 2003/2004.

1.2 As principais pendências que haviam na mesa de negociação foram devidamente superadas. Tendo em vista diversos questionamentos acerca do tratamento a ser dado aos dias de greve, esclarecemos que está mantido o compromisso acertado na mesa de negociação e apresentado nas assembléias que aprovaram o acordo de que a Caixa não penalizará nenhum empregado pela participação no movimento grevista.

1.2 O abono será creditado na terça-feira da próxima semana, dia 4 de novembro.

1.3 Há uma grande expectativa por parte de todos os empregados no tocante à assinatura do acordo coletivo e à conseqüente aplicação das cláusulas acordadas. Diante disso e do fato de que o acordo deverá ser assinado pelo presidente da Caixa, Jorge Mattoso, que acompanhará o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em sua viagem à África, a CEE-Caixa e a Comissão de Negociação da Caixa agendaram a assinatura do acordo coletivo para este sábado, dia 1º de novembro, em Brasília.

1.4 Na próxima semana, será retomado o processo de negociação permanente entre a CEE-Caixa e a Comissão Caixa, para discussão das reivindicações que, por suas complexidades, não foram incluídas entre as cláusulas do acordo coletivo.

1.5 Também serão debatidos os procedimentos necessários para a constituição dos grupos de trabalho paritários constantes do acordo coletivo.

2. AVALIAÇÃO

2.1 Com a assinatura do acordo coletivo, os empregados da Caixa encerram um período de oito anos de absoluta falta de diálogo entre as representações dos empregados e a direção da empresa e inicia ainda uma nova fase de conquista e respeito aos que constróem a empresa.

2.2 Foi dado um passo importante no processo de consolidação dos trabalhadores dos bancos públicos federais serem tratados como bancários. Esse processo, que se iniciou com a greve pela jornada de seis horas e pelo direito à sindicalização, em 30 de outubro de 1985, tem hoje na Convenção Coletiva Nacional a referência concreta para todos os bancários, de todas as instituições do sistema financeiro nacional.

2.3 Entre outros aspectos positivos, não podemos deixar de registrar que, com esse acordo, demos mais um passo fundamental para reparar a injustiça a diversos companheiros que foram vítimas da famigerada RH 008, já revogada, e que agora será revisto caso a caso.

2.4 Mais uma vez os empregados da Caixa conquistam a reparação de arbitrariedades de que diversos companheiros foram vítimas, como a readmissão dos 12 demitidos de São Paulo em 1984, a readmissão dos demitidos em 1990 pelo ex-presidente Fernando Collor e a readmissão dos demitidos em decorrência da greve de 1991.

“Se muito vale o já feito, mais vale o que será” (Fernando Brant).

CEE-Caixa – CNB/CUT

“NA LUTA PELA UNIDADE DE TODA A CATEGORIA BANCÁRIA.”

Acompanhe informações sobre a assinatura do acordo coletivo em nossa página na internet.

Compartilhe: