Por Meire Bicudo – CNB/CUT

Os bancários realizam, em 10 de agosto, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a quarta rodada de negociações desta Campanha Salarial e a expectativa da categoria é a de que o setor patronal apresente proposta de reajuste.
Os bancários reivindicam reajuste de 25%, composto por 6,22% de reposição da inflação e 17,68% a título de aumento real de salário. Querem, ainda, a Participação nos Lucros e Resultados de um salário, mais valor fixo de R$ 1.200, mais 13º em tíquete e 14º salário, entre outras.
“O aumento real de salário será o fator decisivo nesta campanha” – destacou o presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Vagner Freitas.
A Minuta foi entregue à Fenaban em 17 de junho, mas até o momento nenhuma proposta foi apresentada. A categoria já realizou várias atividades em todo o País para pressionar os banqueiros a apresentarem propostas que atendam às suas reivindicações.
“A capacidade de pressão dos bancários fortaleceu-se com a assinatura do pré-acordo em 6 de agosto, onde Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal comprometeram-se a cumprir o que for acordado com a Fenaban” – comentou. “Seremos 400 mil bancários lutando por aumento real” – completou.

• Calendário

No início de agosto, a Executiva Nacional dos Bancários preparou um calendário que prevê assembléias nos locais de trabalho de 11 a 13 de agosto para avaliar possível proposta dos banqueiros.
No dia 13, também, a Executiva volta a reunir-se para avaliar a campanha e as discussões feitas nas federações neste período e elaborar novo calendário.
O Dia do Bancário, que acontece no dia 28, também deverá ser lembrado em todo o País.

Compartilhe: