Um pouco de filosofia e poesia. Mestre e doutora, Viviane Mosé, fez a plateia do Inspira Fenae 2022 na tarde de sábado (09) refletir sobre a vida e a civilização. Segundo ela, estamos vivendo três crises fundamentais no mundo: ambiental, socioeconômica e adoecimento da população. Mas para quem ficou pensativo em 30 minutos de palestra, Mosé deixou um recado importante: “Nós estamos vivos e isso é um milagre”. 
  
Mosé iniciou sua falando primeiros das coisas difíceis e não poupou o púbico. “Mas saibam que meu objetivo é atingir algo grandioso, maior e que nós podemos realizar isso”, afirmou. Tratou de fome, pandemia, relatou que nós estamos vivendo em um mundo onde os problemas são gravíssimos, onde o mundo está em exaustão. “Quando a pandemia chegou, ela nos lembrou que temos vida. […] E a gente tem que ter coragem para fazer uma transformação, para fazer algo a partir de novos lugares”. 

 

viviane_mose_3.JPG
  
Sobre a crise socioeconômica, ela afirmou que a busca incessante por dinheiro tem tirado a vida dos que mais precisam. “Não existe dinheiro inventado. O dinheiro que está neles [os mais ricos do mundo], foi arrancado de baixo, onde as pessoas passam fome, miséria”. E ainda comentou sobre a população que cada vez mais está enfraquecida, lançando mão de remédios para se curar.  
  
“Se eu conseguir sair daqui hoje, resgatando em vocês a alegria de viver, eu estarei produzindo pessoas políticas, capazes politicamente. Vocês vão sair daqui fortalecidos. Estou falando de política, de quebra de todo aquele horror que eu falei no início que estamos vivendo, de desrespeito a vida e ao ser humano. Querem lutar contra isso? Lutem contra a maior opressão que temos nessa civilização, que é o enfraquecimento humano para a sua submissão”, afirmou. 
  
Viviane destacou a importância das Federações, como a Fenae, no processo de cura da sociedade e revitalização da coletividade. “Esse tipo de rede é fundamental. Nós precisamos da educação e de grandes instituições”.  
  
Para a realização do Inspira Fenae 2022, que começou na noite de sexta-feira (08) e segue neste sábado (09), em Salvador (BA), a diretoria Federação teve a preocupação de adotar medidas necessárias para assegurar a saúde e segurança dos nossos associados. Foi exigido dos participantes o comprovante de vacinação atualizado. 
  
Viviane Mosé 
 
Viviane Mosé é mestra e doutora em filosofia pela UFRJ, é também autora de livros de poesia, filosofia e educação. Já foi duas vezes indicada ao Prêmio Jabuti, com “Stela do Patrocínio – Reino dos bichos e dos animais é o meu nome”, em 2002, além de “A Escola e os desafios contemporâneos”, em 2013. Na televisão, Viviane Mosé escreveu e apresentou a série “Ser ou não Ser” no Fantástico, na TV Globo, que trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana e mais acessível. O projeto continuou no canal Futura entre os anos de 2008 e 2017.  Atualmente ela é também comentarista do Programa Encontro com Fátima Bernardes.

Compartilhe: