A quantidade de brasileiros que enfrentou algum tipo de insegurança alimentar ultrapassou a marca de 60 milhões, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Contribuir para mudar essa realidade é uma das missões da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Uma das ações de responsabilidade da Fenae é a campanha “Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar”, promovida pela Federação e as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. Dentro do escopo, está a atuação no combate à fome, com o apoio a projetos que têm como foco a questão da segurança alimentar.

Por meio de edital, a Fenae apoia 25 projetos que estão alinhados com as diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que priorizam ações para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável, como fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis, proteção da vida terrestre e redução das desigualdades.

Na área da segurança alimentar, o apoio é para os projetos dos estados de Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina. São eles: Horta Escola, Nas trilhas da Economia Popular Solidária e Re-conectando Saberes e Saúde, respectivamente. Além desses locais, a Bahia e o Rio Grande do Sul também são contemplados. Os projetos são: REFLORI – Reserva Florestal Ijexá (BA) e Quintais Agroecológicos e Meliponicultura Cidadã e Inclusão, Convivência e Protagonismo, ambos no estado gaúcho. 

“Infelizmente, o país que em 2014 comemorou sua saída do mapa da fome, viu aumentar o número de pessoas sem acesso a alimentos de maneira regular e saudável. Conscientes do papel que desempenhamos, nosso compromisso é atuar na melhora da qualidade de vida da população brasileira. Por isso, vimos com tanta importância essa parceria entre a Fenae, as Apcefs do país e a ONG Moradia e Cidadania”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Campanha “Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar”

Ações promovidas pela Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, fazem parte da campanha “Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar”. Os recursos arrecadados são revertidos para os projetos, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade situadas próximas às sedes das Associações.

As iniciativas conciliam ações de esporte, cultura, segurança alimentar e educação complementar com geração de renda e meio ambiente contemplando crianças, adolescentes e adultos.

A campanha tem o propósito de arrecadar doações que serão repassadas às famílias carentes beneficiadas pelos 25 projetos da parceria da Fenae com as Apcefs e a Moradia e Cidadania. As famílias e as crianças assistidas vivem em comunidades carentes situadas nas proximidades das sedes sociais das entidades associativas.

As pessoas podem doar o valor que desejarem. A doação pode ser feita por meio do PIX (34.267.237/0001-55/ Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF) ou pelos dados bancários: Agência: 1041, operação: 003, conta corrente: 50174-4.

No site da campanha, você fica por dentro da ação, conhece os projetos beneficiados e se informa como pode doar. Acesse: https://futurobrilhar.fenae.org.br/portal/futuro-brilhar/home.htm.

Compartilhe: