O anúncio dos vencedores da categoria Literatura (Conto ou Crônica e Poesia) contou com a participação especial da atriz e diretora Clarice Niskier e do poeta Victor Felix, que nos seus trabalhos retratam o cotidiano das favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Os dois leram trechos das obras premiadas. Ao todo 717 obras foram inscritas em todo o país, sendo 413 em Poesia e 304 Conto ou Crônica.

“É um evento lindo, é emocionante ver o esforço coletivo. Vocês não têm ideia da união das pessoas que estão aqui no estúdio”, destacou a atriz. Clarice elogiou as obras pela relevância dos temas, considerados bem atuais como a importância do abraço, no momento em que as pessoas estão precisando ficar em isolamento social, por conta da pandemia da Covid-19.

Para o apresentador Gregório Duvivier, os escritores e poetas ajudam a interpretar “nossos sentimentos e o mundo ao nosso redor”.

O associado da Apcef/PB, Thulio Phelipe Andrade do Nascimento, foi o grande vencedor da noite: conquistou o primeiro lugar em Contos e Crônicas com a obra Morte da verdade e o segundo lugar em Poesia com a obra Dedos.

A associada da Apcef/SP Maria Cristina Tolentino Morais Calin foi a 3ª colocada nacional na categoria Poesia, com Reciprocidades. 

Confira os três primeiros colocados em cada modalidade:

Contos e Cronicas.jpeg

Poesia.jpeg

Compartilhe: