No dia 4 de junho, o Grupo J&F divulgou nota para corrigir uma matéria da agência Reuters, publicada no site de notícias Uol, no dia 1º de junho, que afirmava que a Funcef amargou perdas devido ao investimento feito na produtora de celulose Eldorado Brasil. De acordo com a J&F, a venda da Eldorado registrou lucro e não prejuízo para as Fundações. “O projeto frutificou em uma das mais modernas e competitivas plantas do setor no mundo e que registrou, em 2017, produção de 1,7 milhão de tonelada e lucro de R$ 713 milhões – 2,5 maior do que em 2016 e margem de Ebitda de 66%, a maior do setor no Brasil”, diz a nota.

Em setembro do ano passado, a J&F negociou a venda da Eldorado para o grupo asiático Paper Excellence e a Funcef vendeu sua participação. Segundo o Grupo J&F, o fundo de pensão recebeu R$ 666 milhões por sua participação de 8,53% que superou a meta atuarial, informação que consta do Relatório Anual de 2017 da Funcef. A nota da J&F também explica que “os investimentos estruturados também se destacaram por sua valorização (+22,14%), puxada pela venda da participação indireta na Eldorado Celulose (…), que trouxe retorno acima da meta atuarial para o período que esteve em carteira”.

Lembrando que em 2017, o Relatório Anual de 2016 da fundação só foi divulgado em agosto porque faltava um laudo de avaliação referente a Eldorado. Agora, depois da venda da participação do fundo de pensão no empreendimento, surge essa informação de que o investimento era superavitário. 

Ao final da nota, o Grupo J&F reitera que a informação publicada na matéria da agência Reuters que afirma que as perdas da Funcef são devido ao investimento na Eldorado Brasil, não é verdadeira.  Para completar, o texto ressalta que os investimentos no FIP Florestal foram rentáveis e agradece a parceria dos fundos no empreendimento “que já se mostrou bem sucedida”.

Compartilhe: