Poderá ser feita a devolução integral (exceto quando o pagamento tiver sido feito por meio de cartão de crédito) mediante pedido por escrito para a respectiva Colônia, com até um mês de antecedência na baixa temporada ou 15 dias na alta temporada. A partir deste tempo, até três dias antes da data prevista de ocupação, o valor pago ficará retido na APCEF/SP em forma de crédito para uso como pagamento de diárias das Colônias em outras datas, desde que em baixa temporada e fora de período prolongado.
Na devolução de valores pagos por meio de cartão de crédito, decorrentes do cancelamento de reserva nas Colônias da APCEF/SP, será descontada a taxa cobrada pela administradora do cartão, independentemente do motivo do cancelamento.

Desistências
Desistência nas últimas 72 horas não dá direito à qualquer devolução ou crédito. O Associado deve ter em mente que os horários das reservas e demais vantagens não podem ser modificados na última hora. Diárias e refeições perdidas não são transferíveis.

Exceções
Acidentes ou doenças graves
Terá direito à devolução o associado que se envolver em acidente ou estiver doente.
Para isto, deve enviar fax ou carta, explicar o que aconteceu e anexar algum documento que comprove o ocorrido.

Chamada de última hora para trabalho na Caixa
Associados que forem chamados na última hora para trabalhar na Caixa e estiverem impossibilitados de ir às Colônias terão o valor pago transformado em crédito para ser utilizado posteriormente desde que avisem antes do inicio da estadia.

Problemas particulares não justificam devoluções a não ser estritamente dentro das exceções descritas.

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