DSC09927_site.jpgDiversão e cultura foram os temas da primeira edição do “APCEF nos Passos da Cultura” de 2017. Desta vez, a programação veio em dose tripla, com visita à cripta da Catedral da Sé, Pátio do Colégio e Museu Anchieta, na sexta-feira, dia 3.

O walking tour pelo centro da capital paulista teve início na Catedral da Sé, com visita monitorada à cripta mortuária, localiza abaixo do altar-mor e inaugurada em 1919. Ao redor de suas colunas, a cripta abriga cerca de 30 câmaras mortuárias, onde estão sepultados os restos mortais de figuras religiosas importantes, como primeiro bispo brasileiro, Antônio Joaquim de Mello e o sacerdote Regente Feijó. Um dos túmulos mais visitados é o cacique Tibiriçá, um dos primeiros índios a ser catequizado.

Por meio dos monitores, os associados puderam saber detalhes da construção da cripta, assim como das figuras ilustres sepultados no local. Para a associada Vera Lucia Ambrosio, aposentada da Caixa desde 1999, a visita mescla cultura ao lazer, e é uma boa atividade para os paulistanos.

“Apesar de a gente morar em São Paulo, muitas vezes não paramos para visitar esses e outros pontos turísticos. Já tinha ido à Catedral, por exemplo, mas nunca tinha explorado o local, como a cripta”, explica Vera. As informações passadas pelos guias durante a visita monitorada faz toda a diferença, segundo a aposentada. “A gente fica sabendo direitinho os detalhes da nossa cidade”, explica.

Em seguida, na segunda etapa do passeio, o grupo visitou o Pátio do Colégio e o Museu do Anchieta, ambos também localizados no centro.DSC09946_site.jpg

O espaço, pertencente à Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas, foi fundada em 1540 por Santo Inácio de Loyola e teve como missão evangelizar os índios. Hoje, é referência na preservação da memória histórica sobre a origem da cidade de São Paulo.

Para finalizar o encontro, o coffe break aconteceu no Café Girondino, esquina da Rua Boa Vista com a Rua São Bento, com vista para a Igreja São Bento, outro ponto histórico da capital paulistana. Entre um café e outro, acompanhado daquele tradicional pão de queijo, os associados ainda colocaram o papo em dia.

“Tenho contato com os colegas mesmo fora dos eventos da APCEF/SP, mas essas atividades nos permitem fazer novas amizades”, conta.

Para completar o roteiro cultural, durante o fim de semana, os associados aproveitaram a promoção da APCEF/SP e riram muito com o espetáculo teatral “Velório à brasileira”, em cartaz no Teatro Augusta.

 

Compartilhe: