Meio século de história do Pessoal da Caixa. O livro Tijolo por Tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa relata os 50 anos de lutas, mobilizações e desenvolvimento da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) na defesa do banco público e dos direitos dos empregados. 

A partir de 1971, ano da fundação da Federação em Curitiba (PR), em sete capítulos, o livro passa pelos principais anos de atuação da Fenae no movimento associativo, greves, conquistas, esporte, música, a emancipação financeira e as Apcefs. Na publicação, o leitor irá encontrar histórias da luta dos bancários contra a venda do patrimônio público para a iniciativa privada, contra o retrocesso e na defesa dos direitos dos trabalhadores. São 197 páginas de muita nostalgia.

“O Tijolo por Tijolo é uma biografia do movimento associativo e das lutas pela defesa dos direitos dos empregados da Caixa, que contaram com o apoio da Fenae. É o resgate da memória dos empregados Caixa. Se a história da Caixa está sendo contada ela passa pela Fenae”, ressaltou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Lançado em 2020, resultado da parceria da Fenae com o Selo Perfil/Verso Brasil Editora, o livro conta com prefácio de Jair Pedro Ferreira, ex-presidente e atual diretor de Formação da Fenae, e posfácio do conhecido sociólogo Jessé Souza.

:: Quer conhecer essa história? Acesse aqui o livro Tijolo por Tijolo.

Compartilhe: