A manutenção do home office (teletrabalho) para os empregados da Caixa é o tema central do podcast da conselheira Rita Serrano nesta quarta, 1º de julho. Rita apresenta os seguintes itens:

1 – A Caixa prorrogou o home office até sexta, 3 de julho. Nesta data deverá divulgar comunicado oficial sobre o tema, definindo prazos. Rita, assim como entidades sindicais e associativas, vem reivindicando junto ao banco que o teletrabalho seja mantido e ampliado.

2 – Mesmo com a redução das filas nas agências, o risco de contágio é alto. Infelizmente têm ocorrido casos tanto nos locais de trabalho quanto com empregados que realizam home office, por isso a conselheira alerta: “É fundamental se cuidar. O vírus está em todos os lugares. Há falsa sensação de segurança em casa, proteja-se!”

3 – Infelizmente, 11 empregados da Caixa já faleceram de covid-19. “O número de casos na Caixa só não é maior porque a maioria está em home office e por conta das medidas protetivas que conquistamos. No entanto, há descaso do governo federal e alguns estaduais, abrindo a economia mesmo com elevação dos casos de contágio e mortes”, avalia Rita, lamentando as mortes e se solidarizando com as famílias enlutadas.

4 – O trabalho com a pandemia é maior nas agências e no teletrabalho. Há mais cobrança por resultados, pior qualidade de vida (especialmente para as mulheres, por conta dos cuidados com os filhos e casa, pois nem sempre há divisão do trabalho doméstico), problemas de ergonomia, custos com a internet.

5 – Essas questões todas serão discutidas nos encontros estaduais e nacional da Caixa, que acontecem neste mês. “É fundamental manter o teletrabalho e discutir regras para ele. Da mesma forma, o emprego é prioridade, e há bancos que, de forma desumana e irresponsável, anunciando que vão demitir e fechar agências em plena pandemia, como é o caso do Santander”, aponta a conselheira.

Compartilhe: