Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, os empregados da Caixa vão votar para eleger seu representante no Conselho de Administração da Caixa (CA/Caixa) – principal instância decisória do banco. A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) manifesta seu apoio à Rita Serrano, atual conselheira e candidata à reeleição.

“Rita tem nosso total apoio. Conhecemos seu compromisso com os trabalhadores e sua trajetória de luta dentro e fora do banco por uma Caixa 100% pública. Determinada e muito firme em seus posicionamentos, sua parceria com as entidades representativas é fundamental para articular as ações em defesa dos direitos dos empregados”, afirma o presidente da Federação, Sergio Takemoto.

A escolha de um representante dos empregados no CA é uma conquista recente da categoria. O direito foi assegurado pela Lei 12.353, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2010. 

O Conselho de Administração é composto por oito membros – apenas um representa os trabalhadores, o que torna a eleição uma conquista de extrema importância. A participação dos empregados na votação é fundamental para manter esse direito. 

Rita Serrano completou 32 anos de trabalho na Caixa em 2021. Seu compromisso em defesa do banco 100% público e dos direitos dos empregados durante todos esses anos fizeram Rita ser eleita ao Conselho de Administração em 2017. Foi reeleita em 2019 com 82% dos votos válidos, em uma disputa com mais de 200 candidatos. Seu mandato foi avaliado positivamente por 94% dos trabalhadores do banco. “Esse reconhecimento é o que me dá coragem, afinal, nossa missão ainda não acabou”, avalia a conselheira. 

Com longa trajetória no movimento sindical, Rita também coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Recentemente ela concedeu uma entrevista à Federação e falou sobre os desafios enfrentados no Conselho de Administração. Clique aqui para acessar. 

Para conhecer mais sobre o trabalho de Rita no CA, acesse o site ritaserrano.com.br.

Você também pode declarar seu apoio e enviar propostas para o mandato no hotsite – clique aqui 

Eleições CA
Data e horário: das 8h do dia 14 de fevereiro até 19h do dia 17 de fevereiro (horário de Brasília)
Quem pode votar: todos os empregados ativos com contrato de trabalho não encerrado, não extinto e não suspenso.
Como votar: A votação será somente pelo sistema da Caixa – acesse a intranet do banco com sua matrícula e senha. Depois, acesse o link eleicaoca.caixa
Para votar em Maria Rita Serrano, digite 0007

 

Compartilhe: