A live ´O X da Questão´ desta semana traz como tema a pandemia de Covid-19 e o trabalho na Caixa, numa conversa que reúne os presidentes do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, José Ferreira; da Apcef-Rio, Paulo Matileti, e da Agecef-RJ, Rogério Campanate. Eles abordam a questão com a representante dos empregados no Conselho de Administração do banco, Rita Serrano, e trazem dados de pesquisa recentemente realizada pelo Dieese.

O estudo, focado nas condições de trabalho e saúde de gerentes e assistentes de gerência da Caixa no estado do Rio de Janeiro, apresenta dados sobre jornada, metas, remuneração, entre outros, e suas modificações durante a pandemia. Entre as revelações está a de que houve aumento no trabalho além da jornada.

De acordo com o apurado, “cerca de 70% da categoria investigada revelaram trabalhar mais do que a jornada contratual e, 28%, o equivalente à jornada contratual”. Já entre os profissionais das agências é maior a proporção dos que afirmam trabalhar além da jornada (74%) e menor a dos que trabalharam o equivalente à jornada (25%). Na área meio o percentual dos que trabalharam mais do que a jornada é de aproximadamente 61%, e o dos que cumpriram a jornada contratual de 38%.

Além dessa abordagem o encontro também vai discutir o papel das entidades para garantir o home office e demais cuidados para prevenção da doença a empregados e prestadores de serviço; priorização na vacina, protocolos e atendimento de saúde, inclusive em relação ao Saúde Caixa. A Funcef e as ações em defesa da Caixa como banco público integram ainda os debates, cuja transmissão estará disponível a partir das 20h desta quinta no Facebook da conselheira – /ritaserranoca.

O ´X da Questão´- As lives da série ´O X da Questão´, produzidas pela gestão Rita Serrano, serão transmitidas todas as quintas-feiras a partir das 20h. A escolha da data e horário resulta de pesquisa feita com os próprios empregados do banco, pois a maioria optou por essa periodicidade. Para receber informações sobre as lives ou demais assuntos, ou ainda sugerir temas de discussão basta entrar em contato com a conselheira pelas redes sociais ou Whatsapp 11 96188-0437.

Compartilhe: