Em rodada de negociação que se estendeu até a madrugada de sexta-feira (28), a direção da Caixa garantiu a manutenção da proporção 70/30 no modelo de custeio do Saúde Caixa, com o banco arcando com 70% das despesas de assistência médica e os 30% restantes divididos entre os usuários, e o ingresso de novos contratados no plano de saúde. 

No entanto, propuseram a individualização das mensalidades do plano e do teto de coparticipação. Além disso, a Caixa novamente não trouxe para a mesa de negociação uma proposta de PLR Social e demais cláusulas sociais. 

Nova negociação está agendada para esta sexta-feira (28), às 10 horas. 

Confira a proposta apresentada pela Caixa:

Saúde Caixa 
– Manutenção da proporção 70/30 até outubro de 2021
– Manutenção e ampliação do GT Saúde Caixa (Grupo de Trabalho Saúde Caixa), para debater novo modelo para o plano
– Mensalidades: 3,55% por titular; 0,6% por dependente 
– Coparticipação: 30% por procedimento, com teto de R$ 2.200 por pessoa ao ano. Tratamentos de alto risco e oncológicos (câncer) não entram no cálculo de coparticipação. Atendimento em Pronto Socorro tem taxa fixada em R$ 75. 

PLR – Até o momento, a direção da Caixa só propôs a manutenção da PLR modalidade Fenaban, com a garantia de uma remuneração base. A direção do banco ainda não trouxe para a mesa de negociação proposta sobre a PLR Social e demais cláusulas sociais. 

“A PLR Social remunera os empregados justamente pelos serviços sociais que só a Caixa executa, como é o caso do pagamento do auxílio emergencial. Nossa expectativa é que a Caixa apresente proposta com garantias para este ponto e demais cláusulas sociais, honrando o que informou aos empregados em comunicado divulgado na Intranet”, explica o diretor-presidente da Apcef/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

Mobilização – “A participação dos empregados nas ações nas redes, com tuitaços, carreatas e demais ações propostas pelas entidades têm sido importantíssimas nesta Campanha Nacional dos Bancários 2020. A plenária e a assembleia do Sindicato, realizadas de forma virtual, contaram com milhares de bancários. Só desta maneira, intensificando ainda mais a mobilização, vamos sair vitoriosos”, conclui membro da CEE/Caixa, Dionísio Reis. 

Nesta sexta-feira (28), às 10h, bancários fazem nova carreata para pressionar os bancos, desta vez saindo da Praça Charles Miller (Pacaembu). Também serão realizadas outras ações nas redes sociais. 

Fique por dentro – Siga a Apcef/SP nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) ou cadastre-se para receber informações pelo WhatsApp (clique aqui).

Compartilhe: