Com a chegada de 1º de setembro – data-base da categoria bancária -, os empregados da Caixa receberão, como previsto no Acordo Coletivo aprovado em 2018, reajuste com aumento real (INPC + 1%) nos salários e demais cláusulas econômicas (vale-refeição, vale-alimentação, 13ª cesta, auxílio creche/babá, PLR, pisos, gratificações, indenizações, etc.)

Levantamento do Dieese, com dados do Ministério da Economia, demonstram que, desde 2018, despencou o número de reajustes salariais acima da inflação.

No primeiro semestre de 2018, 80,4% das categorias de trabalhadores conseguiram aumento acima da inflação. No segundo semestre de 2018, esta porcentagem caiu para 58,2%. No primeiro semestre de 2019, apenas 57,7% conseguiram reajuste acima do INPC.

Nas empresas públicas, a “proposta-padrão” de reajuste apresentada tem sido de 70% da inflação. Os trabalhadores da Eletrobras, após propostas de reajuste que começaram em 0%, estão com a negociação mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A mesma situação ocorre nos Correios. O vice-presidente do TST propôs prorrogar os termos do atual Acordo Coletivo por mais 30 dias a partir de 1º de setembro. Na Petrobras, as negociações estão acontecendo com a intermediação do TST.

Compartilhe: