Empregados de todo o país realizam nesta quinta-feira (23) nova mobilização contra a ameaça de privatização da Caixa. Novamente será usada a hashtag #MexeucomACaixaMexeuComOBrasil para chamar atenção nas redes sociais. 

No último dia 9, a hashtag figurou nos assuntos mais comentados do Twitter durante grande parte do dia. 

A Caixa tem se mostrado imprescindível neste momento de crise causada pela pandemia do coronavírus. Já efetuou o pagamento do auxílio emergencial a 65,2 milhões de pessoas e está responsável pela liberação de saques do FGTS para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. Isso sem contar o apoio à economia, com a concessão de empréstimos ao setor produtivo, neste momento crítico que o país atravessa. 

Apesar disso, a direção do banco e o governo vêm reforçando que os planos de privatização da Caixa seguem firmes e fortes. Encolhimento da função social, fatiamento por meio da venda das áreas mais rentáveis e estratégicas do banco, cobrança de metas abusivas e pressão para o retorno ao trabalho em meio à pandemia do coronavírus são alguns dos motivos que levam os trabalhadores a denunciar os ataques ao banco e a precarização das condições de trabalho.

É fundamental alertar a sociedade brasileira sobre a importância da Caixa para o Brasil e os brasileiros. Com sua privatização, o país perderá em investimentos em políticas públicas como saneamento básico, habitação, educação, saúde e segurança. 

Para se ter uma ideia, somente nos três primeiros meses de 2020, as Loterias da Caixa, que estão na mira da agenda privatista, arrecadaram R$ 4 bilhões. Desse total, cerca de R$ 1,5 bilhão foram transferidos aos programas sociais do governo federal nas áreas de seguridade social, esporte, cultura, segurança pública, educação e saúde, correspondendo a um repasse de 37,2% do total arrecadado. 

Os empregados da Caixa defendem o fortalecimento do banco, para ajudar o Brasil a sair da crise após a pandemia, com mais investimentos públicos para gerar emprego e renda e respeito aos seus direitos com garantia de condições dignas de trabalho.

Mobilize colegas, familiares e amigos para participarem, nesta quinta 23 da ação digital em defesa da Caixa. Use a hashtag #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil.

Compartilhe: