segunda visita ao Theatro Municipal

A segunda edição do APCEF nos Passos da Cultura, com visita ao Theatro Musical, aconteceu na sexta-feira, dia 12 de dezembro, com 62 associados, que puderam visitar e conhecer as dependências e, também, a história de um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo.

Construído para agradar a elite paulistana nos moldes das construções europeias em 1911, o Theatro Municipal está localizado na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital. Sua história confunde-se com a do desenvolvimento da própria cidade de São Paulo, sendo palco inclusive do importante movimento de renovação artística – a Semana de Arte Moderna de 1922.

Durante a visita, os associados conferiram o Museu do Theatro, inaugurado em 1983, responsável por abrigar o acervo histórico do espaço, com programas de espetáculos, fotos, gravações, documentos e hemeroteca.

Ao término, o grupo visitou o Espaço das Artes, espaço destinado à cultura, com exposições e instalações. Como no dia não havia nenhuma exposição, os visitantes conheceram as dependências do espaço.

O almoço, desta vez, aconteceu no Bovinu’s, no Anhangabaú, uma churrascaria com ampla variedade de opções de saladas, pratos quentes e frios, além de carnes nobres e peixes.

Para encerrar o roteiro de visitas tipicamente paulistano, o grupo visitou o mirante do antigo prédio do Banespa – Edifício Altino Arantes -, considerado a maior construção de concreto armado do mundo e que, durante 20 anos, foi considerado o mais alto da cidade. Do alto, os visitantes vislumbraram a cidade de São Paulo de uma altura deslumbrante, com vista para a Serra do Mar, Pico do Jaraguá e as antigas construções do centro. 

>> Confira mais momentos marcantes desta edição do APCEF nos Passos da Cultura na página da APCEF/SP no Facebook ou no banco de imagens.

Compartilhe: