Faltando menos de um mês para terminar o período previsto para que os empregados possam realizar a vacinação contra a gripe na modalidade de reembolso, dentro das regras previstas pela campanha de vacinação divulgada pela empresa para 2021, ainda não há qualquer informação sobre a contratação de fornecedor para realizar a vacinação sem custo para os empregados, o que é a outra modalidade prevista na campanha.

A vacinação contra a gripe foi uma das medidas de prevenção e promoção da saúde implementada na Caixa após discussões do GT Saúde do Trabalhador, e traz benefícios para os empregados (já que os contribui para preservar sua saúde), para a empresa (já que reduz o absenteísmo, contribuindo para o aumento da produtividade) e para o plano de saúde (como política de prevenção, contribui para a redução de custos). Neste momento de uma pandemia por um vírus que causa sintomas semelhantes, a importância da vacinação contra a gripe aumenta, pois facilita o diagnóstico correto de alguém infectado por Covid-19 com sintomas leves, e o isolamento desta pessoa impede a disseminação do vírus.

Os empregados da ativa sofrem com a demora da direção do banco. Já os aposentados, sofrem com a insensibilidade da gestão de Pedro Guimarães: no comunicado da campanha, a direção do banco não mencionou sua participação, ao contrário do que foi feito até o ano passado. Quando os representantes dos empregados questionaram em mesa de negociação sobre a ausência, a resposta dada pelos representantes da direção foi que os aposentados não poderiam mais ser incluídos por serem ex-empregados, e aqueles com mais de 65 anos tinham como alternativa serem vacinados pelo SUS.

“A fala dos representantes da direção indica que a atual administração não valoriza aqueles empregados que construíram a Caixa e a fizeram chegar até aqui. Ampliar programas de prevenção e promoção da saúde sempre foi uma demanda dos representantes dos empregados, e ajuda, inclusive, a reduzir os custos do Saúde Caixa, o que é bom para todos, ainda mais neste momento em que está sendo discutido o formato de custeio do plano. Infelizmente, parece que esta preocupação não é compartilhada pela direção da empresa”, frisa o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

Compartilhe: