Os projetos de responsabilidade social da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), em parceria com a Moradia e Cidadania, se consolidam na transformação social de famílias em vulnerabilidade social que vivem próximas às Apcefs de todo o país. Com o terceiro edital em vigor, os resultados dos dois primeiros revelam impacto significativo, aproximando-se do objetivo maior: promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.

“É uma satisfação imensa ver nossos projetos ganhando força, alcançando todos os estados do Brasil. Assumimos o compromisso de transformar a realidade e dar expectativa de um futuro mais promissor para as crianças e suas famílias que moram nessas comunidades”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto. “E para isso a gente sempre pode contar com os empregados da Caixa, que são os principais parceiros e conhecem profundamente as dificuldades desta população”, ressaltou.

No primeiro edital, executado de maio de 2021 a julho de 2022, 12 projetos em 12 estados beneficiaram 600 pessoas diretamente e 2.426 de forma indireta, focando em educação e geração de renda. Já o segundo edital (leia aqui), de agosto de 2022 a agosto de 2023, alcançou 24 estados, impactando diretamente 2.094 pessoas e indiretamente 8.376, priorizando educação complementar, segurança alimentar e inclusão produtiva. 

Ou seja, até agora foram 2.694 pessoas beneficiadas diretamente, enquanto 10.802 crianças, jovens e adultos foram indiretamente alcançados. Foram 37 projetos que abordaram os eixos de Educação, Esporte e Cultura, Segurança Alimentar, Geração de Renda e Meio Ambiente – iniciativas que abraçam as necessidades complexas dessas comunidades.

Agora no terceiro edital, o impacto positivo das iniciativas se consolidou e chegou aos 27 estados do Brasil. A previsão é de que os projetos inscritos beneficiem diretamente 1.859 pessoas e 7.436 indiretamente. Serão 19 projetos na área de educação e 8 de inclusão produtiva. Todos eles estão amparados por ações alinhadas a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: 2 (fome zero e agricultura sustentável), 4 (educação de qualidade), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades). 

Esses esforços reiteram o compromisso da Fenae e Apcefs com a promoção da cidadania e evidenciam a capacidade de mudar o futuro de comunidades em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe: