O povoado Estaca Zero, localizado na zona rural de Teresina, capital do Piauí, ganhou este ano importante apoio na formação de crianças e adolescentes. A comunidade foi contemplada com ações da parceria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) com Apcef/PI e Moradia e Cidadania, que tem por objetivo reduzir as desigualdades sociais e promover desenvolvimento sustentável em comunidades carentes no entorno das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs).

“O empregado da Caixa é solidário, conhecemos as dificuldades das famílias de baixa renda, então oferecer estruturas para a realização de projetos sociais, que vão gerar oportunidades para as famílias de comunidades do entorno dos clubes, é parte do nosso papel enquanto cidadão”, diz Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

Denominado “Flor de Mandacaru: Formação Cidadã”, o projeto tem como principal objetivo diagnosticar e reduzir os déficits de aprendizagem no letramento e leitura, além de propiciar atividades de música e esporte.

“Nossa preocupação é melhorar a autoestima e formação cidadã para essas crianças e jovens. Estamos atuando na comunidade Estaca Zero há quase três meses e já é possível sentir a evolução deles, com reconhecimento das letras e melhoria na leitura. Por ser uma comunidade praticamente rural, com a pandemia o rendimento foi afetado, gerando atraso escolar”, ressalta a diretora da Apcef/PI, Glória Araújo.

Segundo a diretora geral da Fundação Educacional Mandacaru (Feman/PI) e coordenadora executiva do projeto, Catarina Santos, são atendidos 52 meninos e meninas de 4 a 14 anos, em encontros semanais aos sábados, onde são trabalhadas obras literárias e musicais.

“Não se trata de um projeto de alfabetização, mas a gente acaba alfabetizando. Eles não vão fazer tarefas escolares. As tarefas escolares eles fazem em casa ou na escola. No projeto Flor de Mandacaru, nós trabalhamos a leitura de forma lúdica e interativa”, explica a professora Catarina Santos.

Conforme ela, após dois anos de pandemia a comunidade tem um déficit educacional grande, com crianças de até 10 anos sem saber ler. Os meninos e meninas da Estaca Zero são oriundos de escolas públicas, filhos de pais trabalhadores e trabalhadoras de baixa renda. A maioria faz atividade de roça ou tem subemprego. “Estamos falando de uma comunidade que se encontra em situação de extrema vulnerabilidade social”, reforça a coordenadora executiva do projeto.

Histórico

A parceria da Fenae com as Apcefs e Moradia e Cidadania foi firmada em 2021. As ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades e consumo e produção sustentáveis.

A definição das comunidades e instituições beneficiadas é feita pela coordenação da Moradia e Cidadania nos estados em conjunto com as Associações do Pessoal da Caixa.

De maio de 2021 até agora foram contempladas 37 comunidades, beneficiando cerca de 2.700 pessoas diretamente e 10.800 indiretamente.

Compartilhe: