Implantado em agosto do ano passado, o projeto de horta comunitária, resultado da parceria da Fenae com a Apcef/MA e a Moradia e Cidadania, já proporcionou a colheita de três safras de verduras e legumes aos moradores da comunidade rural de Matinha-Maracanã, em São Luís, capital do estado. “Dá muita satisfação ver que estamos promovendo o combate à fome e a pobreza e dando mais dignidade a essa comunidade, com a produção de alimentos de qualidade”, salienta Giselle Menezes, presidente da Apcef.

O projeto atua com 10 mulheres com idades de 17 a 60 anos, mas envolve cerca de 50 pessoas diretamente e outros 200 de forma indireta. Em uma área de cerca de 100 metros quadrados na sede da associação de moradores, elas produzem alimentos sem agrotóxicos que são consumidos pela comunidade, usados no restaurante da Apcef e vendidos em feirinhas semanais na sede da entidade.  

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, acrescenta que os projetos de desenvolvimento sustentável viabilizados pela parceria da Fenae, Apcefs e Moradia e Cidadania ampliam as oportunidades para famílias vulneráveis. “Faz parte do nosso DNA a luta pela cidadania”, afirma ele.

Giselle salienta que o projeto incentivou parcerias com entidades como a Embrapa, o Sebrae, universidade e secretarias do município e do estado, que auxiliaram na assessoria técnica e na capacitação das mulheres diretamente envolvidas, que depois se tornaram multiplicadoras. Ela, que também é coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no Maranhão, salienta que é esse o objetivo da proposta de atuação social defendida pela Fenae e pelas Apcefs. Giselle acredita que o engajamento da comunidade garantirá a continuidade da proposta com recursos alimentados pela própria horta. 

Compartilhe: