Para transformar a realidade é preciso ter expertise e atuar de forma sistêmica. A Fenae está ampliando sua atuação para transformação da realidade através do impulsionamento do Instituto Fenae Transforma. No auge desses 50 anos, sabemos que alguns aspectos sociais são fundamentais para gerar as mudanças profundas que o Brasil necessita, sobretudo para as famílias de baixa renda. 

Por meio do Instituto Fenae Transforma, estamos atuando em frentes diversas para garantir que as melhores práticas em Desenvolvimento Sustentável, Projetos Incentivados, Educação e Impacto Social alcance aqueles que mais precisam.

“A palavra ‘transforma’ já indica tudo o que é o objetivo maior do Instituto e da Fenae como entidade associativa que agrega os trabalhadores da Caixa em todos os estados com o objetivo de contribuir com a sociedade e a cidadania. E os eixos escolhidos pelo Instituto Fenae Transforma para trabalhar são muito importantes para que a gente consiga ter um bom norte para as nossas atuações”, ressaltou a diretora de impacto social da Fenae, Francisca de Assis Araújo.

Em 2005, o Movimento Solidário surgiu com a proposta de levar o desenvolvimento sustentável aos municípios brasileiros que apresentavam os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). A proposta deu tão certo que hoje o Movimento Solidário é o principal programa no que tange às inciativas da Fenae para o desenvolvimento sustentável. Esse é um dos quatro eixos de atuação do Instituto Fenae Transforma.

Outro pilar de atuação do Instituto Fenae Transforma é o Projetos Incentivados. Neste item estão as ações da Fenae que visam promover cidadania e inclusão social por meio de projetos paralelos, via leis de incentivo ficais nacionais ou regionais. Neste eixo, o Instituto Fenae fará com que parte dos impostos pagos por pessoas físicas e jurídicas sejam destinados às ações para o fomento da cultura, do lazer e do esporte, como atualmente acontece no Programa Eu Faço Cultura.

“O Movimento Solidário começou como sendo o ponto mais visível da atividade de responsabilidade social da Fenae mas além dele, a Fenae cresce naquilo que ela oferece para a sociedade e para as comunidades onde ela atua. O que nós temos gerado em termos de impacto é a possibilidade de construções coletivas de saídas, de geração de renda e percepção sobre cidadania em lugares afastados dos centros de poder” , destacou Francisca.

Para viabilizar negócios sociais que contam com poucas linhas de financiamento, a Fenae passou a ser investidora no fundo da Yunus Negócios Sociais. A Federação foi a primeira investidora brasileira nesse que é hoje a maior referência mundial no setor, atuando com o objetivo de fazer com que iniciativas voltadas para resolução de questões sociais alcancem os recursos necessários. A responsabilidade pela gestão desses investimentos corresponde às ações do eixo de Impacto Social do Instituto Fenae Transforma.

A fim de contribuir com os processos de formação e aperfeiçoamento de parceiros estratégicos e seus associados, o Instituto Fenae Transforma está trabalhando na implementação de uma plataforma de ensino onde serão disponibilizados uma série de cursos com aulas sobre instrumentos musicais, gastronomia, empreendedorismo, capacitação, aperfeiçoamento e muito mais. O ensino a distância (EaD) compõe as ações do Instituto para o eixo de Educação.  

:: Para saber mais sobre a atuação do Instituto Fenae Transforma, acesse www. fenaetransforma.org.br e siga as redes sociais para acompanhar as ações do jeito Fenae de transformar o mundo!

Acesse também as redes sociais do Instituto e conheça mais:
Twitter
Facebook
Instagram 

Compartilhe: