A APCEF/SP irá promover nos dias 8 e 9 de novembro, sexta-feira e sábado, a realização de teste gratuito de Hepatite C no clube da capital (Av. Yervant Kissajikian, 1256). Na sexta o exame será oferecido das 15h às 19h e no sábado das 9h às 15h.

O teste é rápido e o resultado sai entre 5 a 10 minutos.

A ação faz parte da campanha “Hepatite Zero, Projeto Mundial de Erradicação” e da parceria com o Rotary Club e a ONG Moradia e Cidadania.

A Hepatite C é uma doença causada pelo vírus VHC. Ele é transmitido principalmente por sangue contaminado, principalmente durante compartilhamento de seringas, agulhas ou de instrumentos de manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercing. A infecção também pode ser transmitida pelo contato sexual e por via perinatal (da mãe para filho), durante a gravidez e o parto, mas essas são vias muito menos frequentes.

A tendência é os pacientes desenvolverem uma forma crônica da doença que leva a lesões graves no fígado. A evolução da enfermidade costuma ser lenta e o diagnóstico, tardio, isso pela maioria dos casos ser assintomático.

A maioria dos portadores só percebe que está doente anos após o contato com o vírus, quando apresenta um quadro grave de hepatite crônica com risco de desenvolver complicações, como cirrose, câncer no fígado e insuficiência hepática.

Para completar, além do teste, haverá uma programação de atividades gratuitas:

Sexta-feira

15h às 18h – Atendimento móvel Sebrae

18h às 19h – Palestra

Sábado

8h30 – Caminhada azul

10h – Hidroginástica rosa

9h- Bazar de artesanato

9h às 15h – Medição de pressão arterial

10h – Oficina de ventríloquo com sucata

14h- Clínica de Basquete

Compartilhe: