Da Agência Fenae

Reunida no dia 29 de abril, na sede da Fenae, em Brasília, para debater os desdobramentos do processo de negociações permanentes, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) aprovou uma campanha nacional de mobilização para cobrar maior seriedade da direção da Caixa Econômica Federal no cumprimento dos compromissos assumidos na campanha salarial do ano passado.
Foram definidos como prioridades desta campanha de mobilização os seguintes itens: RH 008, Plano de Cargos e Salários/Plano de Cargos Comissionados (PCS/PCC), novo plano de benefícios da Funcef e jornada de trabalho.
Na mensagem que divulgou em 2 de maio, a CEE-Caixa considera inadmissível até o momento a empresa não ter apresentado proposta de solução para readmitir os empregados demitidos pela RH 008 e para implantar o novo plano de benefícios da Funcef e a vinculação dos sistemas corporativos do Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), depois de ter assumido na campanha salarial de 2004 o compromisso formal em relação a estes pontos.
Como parte da campanha para pressionar a Caixa a encarar as negociações permanentes com a devida seriedade, a Comissão Executiva dos Empregados orienta as entidades sindicais e associativas a realizarem, em 12 de maio, um dia nacional de mobilização.
As atividades deste dia serão definidas na reunião da Executiva Nacional dos Bancários, agendada para 4 de maio, na sede da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), na capital.
Duas outras atividades também foram aprovadas na reunião da CEE-Caixa: a realização de campanha eleitoral nacional para delegados sindicais e a realização de seminário nacional de formação com os temas Funcef e PCS/PCC.
Tendo em vista que na maioria das entidades os mandatos dos atuais delegados sindicais vencem em 31 de maio, a Comissão Executiva dos Empregados apresenta como sugestão o calendário a seguir: até 6 de maio (publicação de edital), de 9 a 18 de maio (inscrições), de 25 a 31 de maio (eleições) e 1º de junho (posse dos delegados sindicais eleitos).
O evento sobre a Funcef e o PCS/PCC tem o objetivo de melhor capacitar dirigentes e a militância em torno dos dois temas, em razão de sua complexidade e levando em conta que ambos são centrais nas negociações permanentes.
Confira abaixo os itens definidos como prioritários da campanha nacional de mobilização da CEE-Caixa:

• RH 008

Correspondência será encaminhada à direção da Caixa Econômica Federal, com prazo até a segunda reunião do Conselho Gestor da empresa (11 de maio) para que seja definido calendário de readmissão dos empregados demitidos por esta normativa. Em 14 de março, durante rodada de negociações com a representação dos empregados, a empresa assumiu compromisso de aprovar resolução com este objetivo, mas nada de concreto aconteceu.

• PCS/PCC

Será cobrada da Caixa a retomada imediata das atividades do GT PCS/PCC, com proposta para resolver questões que não dizem respeito à estrutura do plano, como a recriação do caixa executivo efetivo e o fim do caixa flutuante, a extinção do avaliador executivo, a valorização da função de supervisor de RTPV e a solução para a jornada de tesoureiro de retaguarda e técnico social. Também será cobrada a retomada das negociações da nova estrutura do plano de cargos e salários.

• Funcef

Será solicitada audiência com o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, com a participação de representantes da CNB/CUT, Fenae e Apcefs. Objetivo: exigir maior rapidez na implantação do novo plano de benefícios da Fundação.

• Jornada de trabalho

Levantamento de todas as ações judiciais para a garantia da jornada de seis horas será feito em todo o País. Também será deflagrada campanha nacional para que o maior número possível de empregados no exercício de funções técnicas reivindiquem na Justiça o cumprimento da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que não reconhece como função de confiança as de caráter técnico.

Compartilhe: