palestra Funcef

Mais de 40 aposentados participaram do encontro na sede da APCEF/SP, na quarta-feira, 21, para esclarecimentos sobre o fundo de pensão.

Na ocasião, foram sanadas dúvidas em relação a investimentos feitos pela FUNCEF, o terceiro ano consecutivo de déficit apresentado pelo REG/Replan Saldado e Não Saldado, e conjuntura econômica.

Houve questionamentos quanto à transferência de recursos entre planos, de maneira a se compensar déficit de um com superávit do outro. “De modo bem simples, é importante deixar claro que não há essa possibilidade. O déficit de cada plano será equacionado pelos participantes do plano, além da própria patrocinadora,” explicou o economista.

A conjuntura adversa com impacto especialmente em renda variável foi reconhecida, mas o mesmo entendimento não há quando o tema é Investimentos Estruturados, com operações prejudiciais que, na visão de alguns aposentados, seriam de responsabilidade da direção da FUNCEF. A APCEF/SP informou que foi encaminhada solicitação à Fundação para que se esclareçam resultados insuficientes nesse segmento, além de outros questionamentos.

A Associação está com vasta agenda para palestras sobre o assunto em unidades da Caixa. Questionamentos apresentados durante as reuniões são encaminhados à FUNCEF, via ofício. Assim que a Fundação enviar as respostas, elas serão amplamente divulgadas pela APCEF/SP.

Compartilhe: