Da Agência Fenae

De 6 a 9 de julho, no Rio de Janeiro, autoridades governamentais, empresários, especialistas de diversos países e participantes de entidades fechadas de previdência complementar reúnem-se no 2º Seminário Internacional de Fundos de Pensão. A abertura solene do evento, entre 16 e 18 horas, será feita pelo ministro da Previdência e Assistência Social, Amir Lando.
Um dos objetivos do seminário é apresentar um panorama da previdência complementar no cenário internacional. No Brasil, por exemplo, o total de investimentos dos fundos de pensão ultrapassa os R$ 221 bilhões, representando 16% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, enquanto no Chile o percentual é de 53% e nos Estados Unidos, de 75%.
O 2º Seminário Internacional de Fundos de Pensão irá abordar, entre outros temas, a realocação de forças da economia mundial nas próximas décadas, a governança corporativa (papel dos participantes e dos patrocinadores nos processos decisórios), a política fiscal e os investimentos em mercados emergentes, as estratégias de investimentos em mercados globalizados, o seguro de passivo atuarial e gestão de riscos e as Parcerias Público-Privadas – PPPs (a experiência internacional e a proposta brasileira).
Na quinta-feira, dia 8 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá fazer uma palestra no evento, que reunirá ainda outras autoridades governamentais, como o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, e o ministro da Previdência e Assistência Social, Amir Lando.
O diretor-presidente da Fenae, José Carlos Alonso, também estará presente neste seminário. Alonso é membro eleito do Conselho Deliberativo da Funcef.

Compartilhe: