O segundo texto da Semana do Aposentado fala sobre os créditos aos participantes da Funcef.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), o percentual da aplicação dos recursos garantidores dos participantes da Funcef gira em torno de 2,3%. Bem distante do que determina a resolução CMN 4661, de 25/05/18, que estabelece que podem ser destinados até 15% dos recursos garantidores em cada plano, para a linha de Crédito ao Participante.

Desta forma, fica evidente que a Funcef pode oferecer mais créditos aos participantes, com prazos superiores aos praticados – dada a situação de arrocho nos benefícios recebidos – e com taxas de juros inferiores, haja vista ser esta carteira uma das que obtém maior performance. Não há que se falar em risco na operação mencionada, uma vez que o valor a ser descontado diretamente do benefício do participante, antes de seu recebimento, consta na modalidade “consignado”.

“Seria fundamental que a direção da Funcef tivesse sensibilidade, neste momento em que a epidemia veio dificultar mais ainda a situação dos aposentados, e flexibilizasse tanto o percentual da taxa de juros, assim como estabelecesse uma carência para início dos pagamentos”, explicou o secretário de Direitos Previdenciários da Apcef/SP, Valter San Martin Ribeiro

Vale destacar que, de acordo com a orientação do próprio site da Funcef, passou a ser necessário autorizar o débito em conta para ser concedido o crédito. Portanto, a demora no atendimento, do qual muitos participantes têm reclamado, pode ser uma provável consequência da não autorização do débito em conta.

Compartilhe: