Representantes dos empregados e da Gipes/SP reuniram-se, em 29 de junho, para tratar de problemas relacionados ao Saúde Caixa, principalmente o descredenciamento de hospitais e profissionais. A reunião foi pedida pelos trabalhadores por causa da suspensão do credenciamento do Hospital Beneficência Portuguesa, o único que atendia na cidade de Santo André.
Estiveram presentes: Sérgio Takemoto, da APCEF/SP; Kardec de Jesus Bezerra, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região; Adalto Pinto e Diego Costa, do Sindicato dos Bancários do ABC; Nilson Moura e Dalney Josmar Lindquist, da Agecef/SP; Sérgio de Oliveira Antunes, Rosane Lombardi e Maria da Conceição Bastos Bemerguy, da Gipes/SP.
A gerente de filial da Gipes, Maria da Conceição, explicou que a suspensão do credenciamento do Hospital Beneficência Portuguesa deu-se por iniciativa do próprio hospital, que passa por uma reestruturação. “Há alguns pagamentos pendentes e a administração informou que só irá retomar o atendimento quando tudo for regularizado” – disse Maria da Conceição. “Fizemos uma força-tarefa para tentar agilizar o processo e pretendemos conversar com eles para pedir que a situação seja normalizada o mais rápido possível” – completou.
Conforme explicou Conceição, a Gipes/SP está enfrentando um problema com a empresa Audimed, que presta serviços ao Saúde Caixa em São Paulo. Por causa do serviço ineficaz, o contrato deve ser rompido e outra empresa, contratada, por meio de licitação.
À essa dificuldade soma-se o fato de o processo de conciliações daquele período em que a Caixa ficou sem cobrar os atendimentos do Saúde Caixa ainda não ter terminado.
“A previsão é que esse trabalho de contingência termine agora em julho” – avaliou Maria da Conceição. 

• Problemas com credenciamento
Outra reclamação dos empregados é a falta de credenciados. Os representantes da Gipes disseram que a principal dificuldade no credenciamento é a falta de documentação dos profissionais. “Não podemos credenciar médicos ou hospitais que não estejam com a documentação e, principalmente, com o pagamento de tributos em ordem” – explicou Maria da Conceição.
Entre os problemas apontados na reunião estão: os sistemas inadequados utilizados pelo Saúde Caixa e a estrutura insuficiente de trabalhadores. “Como sempre, esbarramos nas dificuldades enfrentadas com os sistemas da Caixa e a falta de empregados” – disse o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.
Nova reunião está agendada para 4 de agosto. Os representantes da Gipes comprometeram-se a apresentar dados sobre os beneficiários e os credenciados do Saúde Caixa.

Compartilhe: