Da Agência Fenae

Cerimônia acontece a partir das 17h30, em Brasília. Comitês estão previstos pelo novo Estatuto e inserem-se na luta por democracia na Funcef

A cerimônia de posse dos membros dos comitês de assessoramento ao Conselho Deliberativo (Auditoria, Benefícios, Ética e Investimentos), previstos pelo novo Estatuto da Funcef, está agendada para esta quarta-feira, dia 24 de setembro, às 17h30, em Brasília. O ato será realizado depois da reunião ordinária que o CD promove também hoje, às 14 horas, na sede da Fundação.
Os Comitês de Auditoria, Benefícios, Ética e Investimentos têm composição paritária, com 50% do total de integrantes indicados pelos conselheiros deliberativos eleitos e 50% pela Caixa e pela Funcef. Dois terão, no total, seis membros cada um (Auditoria e Ética). O de Benefícios terá 10 e o de Investimentos, 12. As funções atribuídas a cada um deles são as seguintes:

– Auditoria
Terá o objetivo de assessorar o Conselho Deliberativo no que diz respeito ao exercício das funções de auditoria e fiscalização. As outras finalidades são avaliar os trabalhos da auditoria independente e da auditoria interna, avaliar a qualidade das demonstrações contábeis, sobretudo quanto à clareza e à transparência, inclusive notas explicativas, relatórios da administração e parecer do auditor independente, previamente à aprovação pelo Conselho Deliberativo.

– Benefícios
Visa a assessorar o Conselho Deliberativo no processo de gestão dos passivos e das disposições regulamentares dos planos de benefícios previdenciários e na proteção dos interesses dos participantes, assistidos e patrocinadores, podendo ser demandado também pelos demais órgãos estatutários da Fundação.

– Ética
Atuará para assessorar o Conselho Deliberativo no que se refere à aplicação e à observância, pelos públicos interno e externo com os quais a Funcef se relaciona, dos preceitos éticos previstos no Código de Conduta Corporativa. Poderá atuar também por demanda dos demais órgãos estatutários da Funcef.

– Investimentos
Trabalhará para assessorar o Conselho Deliberativo na gestão econômico-financeira dos recursos garantidores das reservas técnicas dos planos de benefícios administrados pela fundação, considerando rentabilidade, segurança e liquidez compatíveis com as necessidades dos planos de benefícios, em conjunto com aspectos relacionados ao desenvolvimento sócio-ambiental e à governança corporativa, de forma a proteger os interesses dos participantes, dos assistidos e dos patrocinadores. Poderá também ser demandado pelos demais órgãos estatutários da Funcef.

Confira também, a seguir, a relação dos membros titulares e suplentes indicados pelas entidades representativas para os quatro comitês:

– Comitê de Auditoria
Titulares: Juarez de Brito Ferreira (Fenacef), Jair José Neves Quadros (AudiCaixa) e Eduardo Medrado Nunes (Seeb/SP).
Suplentes: Ney Alves Ribeiro (Fenacef), Adilson Antônio Sousa (Seeb/DF) e Gilmar Cabral Aguirre (Seeb/RS).

– Comitê de Benefícios
Titulares: Olívio Gomes Vieira (Fenacef), Ronaldo Pessanha (Unei), Jesse Krieger (Apcef/PR), Maria de Jesus Demétrio Gaia (Seeb/PA) e Antônio Luiz Fermino (Seeb/PR).
Suplentes: Regina Maria da Costa Brito Pereira (Fenacef), Maria da Penha Silva Favarato (Fenacef), Ely Custódio Freire (Fenae), Tiago Vasconcelos Pedroso (Seeb/RS) e Paulo Roberto de Carvalho (Apcef/SP).

– Comitê de Ética
Titulares: Maristela da Rocha (Fenae), Hudenntorf Mitraud da Silva (Apcef/MG) e João Vianey Nogueira Martins (Seeb/CE).
Suplentes: Carlos Alberto Oliveira Lima – Caco (Seeb/RJ), Ricardo Corrêa de Araújo – Aranha (Seeb/RJ) e Antônio Andrade da Silva (Apcef/CE).

– Comitê de Investimentos
Titulares: Jair Pedro Ferreira (Fenae), Valdecir Vicente Rosa (Fenag), Maria Rita Serrano (Fetec/SP), Sérgio Hiroshi Takemoto (Apcef/SP), Paulo Nocera Alves (Feeb/SP-MS) e José Ferreira Pinto (Seeb/RJ).
Suplentes: Yvens Moreira da Silva (Apcef/MG), José Ronaldo Cunha Maia (Fenag), Arlindo Maciel Sebastião (Apcef/SC), Raimundo Nascimento Félix (Seeb/DF), Lucius Fabiani (Seeb/PB) e Marcelo Rodrigues (Seeb/RJ).

• Comitês: “novas janelas abertas para os associados”
A conselheira deliberativa eleita e vice-presidente da Fenae, Fabiana Matheus, avalia que esses comitês inserem-se na luta por mais democracia na gestão da Funcef, representando assim uma vitória do movimento dos empregados da Caixa em sua atuação no âmbito da Fundação.
Ela é da opinião que os quatro comitês “abrem novas janelas por onde os associados e as entidades representativas dos empregados da Caixa poderão acompanhar mais de perto o seu fundo de pensão”.

• Reunião ordinária do Conselho Deliberativo
A reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Funcef está prevista para hoje (24 de setembro), às 14 horas, em Brasília. A pauta inclui, além de algumas apresentações pontuais, assuntos para deliberação e para conhecimento. Confira:

Apresentações
– Informações corporativas da Funcef (julho de 2008).
– Segregação patrimonial do REG/Replan e do REB (optantes do saldamento 2008 e ajustes do primeiro saldamento).
– Informações sobre a implantação do seguro medicamento e sobre recrutamento para seleção e admissão de pessoal.

Assuntos para deliberação
– Balancetes da Funcef (maio e junho de 2008).
– Ajustes operacionais, contábeis e financeiros relativo ao primeiro saldamento do REG/Replan e migração.
– Segregação patrimonial do plano REB para o REG/Replan não-saldado de participantes e assistidos que cancelaram a migração e optaram pelo saldamento.
– Segregação patrimonial entre modalidades saldada e não-saldada no plano REG/Replan (optantes pelo saldamento em 2008).

Assuntos para conhecimento
– Relatório de informações corporativas (junho de 2008).
– Relatório de acompanhamento da programação econômico-financeira (junho de 2008).
– Fundos de investimentos em participações (relatório do segundo trimestre de 2008).
– Relatório de controles internos (segundo semestre de 2007).
– Pagamento das contribuições para custeio das despesas administrativas dos assistidos do REG/Replan saldado e Novo Plano.

Compartilhe: