Da Agência Fenae

A Funcef realizou, em 3 de julho, em Brasília, ato oficial de lançamento do novo plano de benefícios, que está em vigor e é oferecido a todos os empregados da Caixa Econômica Federal.
Os empregados da ativa que se encontram no REG/Replan têm até o dia 31 de agosto para efetuar o “saldamento” do seu benefício e aderir ao novo plano.
O ato aconteceu na sede da Funcef e compuseram a mesa de abertura o presidente do Conselho Deliberativo da Funcef, João Dorneles; a presidenta da Caixa, Maria Fernanda Coelho; o presidente da Funcef, Guilherme Lacerda; o diretor de Benefícios e Administração da Funcef, Sérgio Francisco; o diretor de Administração e Finanças da Fenae, Jair Pedro Ferreira; e o vice-presidente da Fenacef, Carlos Levino Vilanova.
O diretor Sérgio Francisco abriu o evento apresentando um histórico da elaboração do novo plano, desde o acordo da dívida com a Caixa em 2003, e demonstrando como o novo plano veio para resolver pendências históricas dos empregados.
Em seguida falou o diretor da Fenae. “O movimento organizado dos empregados sente-se muito satisfeito com o início do processo de adesão ao novo plano. Vamos contribuir com o que for necessário para que 100% dos empregados adiram ao novo plano, inclusive os cerca de 16 mil empregados que se encontram fora da Funcef” – afirmou Jair Pedro Ferreira.
O representante da Fenacef afirmou que o plano não é perfeito, mas reconheceu avanço em relação ao planos anteriores. “Agora temos de alcançar a perfeição, que é ter um único plano de benefícios em vigor na Funcef” – afirmou Levino Vilanova.
Para o presidente da Funcef, Guilherme Lacerda, tudo é uma questão de tempo. “Nem tudo se resolve de uma forma só” – disse. “Esse momento é histórico para a Funcef e isto deve-se à vontade política da Caixa e das lideranças que estiveram envolvidas na busca de soluções para os planos de benefícios da Funcef. Neste momento, estamos deixando o REB para trás e trabalhando para que os empregados de todo o Brasil venham para o novo plano” – concluiu.

• Um novo momento

A presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, lembrou do que a Funcef vem fazendo nos últimos anos. Dentre os resultados positivos obtidos pela boa gestão e transparência que a Fundação vem realizando, de acordo com ela, estão o resultado financeiro (que traz tranqüilidade aos participantes), o acordo da dívida com a Caixa, a reforma do Estatuto (que ainda aguarda aprovação), a paridade, a redução dos juros dos empréstimos, a conquista da reintegração do grupo Plano de Melhoria de Proventos e Pensões (PMPP), e os investimentos que estão sendo feitos para o desenvolvimento do País em virtude do Infra-Brasil.
Maria Fernanda terminou falando da vontade da Caixa em continuar tendo boa relação com a Fundação. “Vamos manter os canais de comunicação com a Funcef abertos para avançar cada vez mais na implementação de melhorias” – disse.
O presidente do Conselho Deliberativo da Funcef, João Dorneles, lembrou que o novo plano foi aprovado pelo Conselho Diretor da Caixa na forma integral elaborada pelo grupo de trabalho (GT), demonstrando a eficácia do processo. E concluiu: “Não é um plano ainda 100%, mas é, sem dúvida, um plano bem melhor”.

Compartilhe: