Entrou em vigor, no dia 2 de maio, a inclusão de novos procedimentos odontológicos na cobertura do Saúde Caixa. A medida pretende substituir o adiantamento odontológico/assistencial previsto no MN RH 044, que foi suspenso pelo banco em abril do ano passado. O novo formato de custeio será por reembolso de livre escolha com pagamento de coparticipação de 20%, debitada no ato do reembolso.

Há, no entanto, uma divergência que está sendo debatida. A solução foi aprovada pelos representantes dos trabalhadores na rodada de negociação permanente de 14 de abril, com o entendimento de que os procedimentos serão incluídos no teto de cobertura do plano de saúde. Segundo a Caixa, porém, não valeria o limite de coparticipação, atualmente de R$ 2.400. Ou seja, o usuário deverá pagar integralmente os 20% do valor do procedimento, mesmo que supere esse teto. Todas as outras coberturas entram nessa regra.

Na reunião de 14 de março, a CEE/Caixa concordou com a implantação do novo modelo de custeio a partir do dia 2 de maio, com a condição de que continuem as negociações com o banco até o fim de junho.
A proposta para solucionar a suspensão do adiantamento odontológico foi um compromisso assumido pela Caixa no fechamento da Campanha Nacional dos Bancários de 2015. “É uma medida importante e que era muito aguardada, mas temos de continuar cobrando para que a direção da Caixa aceite o que ficou definido na mesa de negociação. Além disso, é necessário avaliar os impactos deste novo custo no Saúde Caixa”, apontou a diretora da APCEF/SP e representante dos empregados no Conselho de Usuários, Ivanilde Moreira de Miranda.

Os novos procedimentos cobertos pelo Saúde Caixa são: elemento estético e metálico integrante de prótese; prótese parcial removível; prótese total e imediata; placa interoclusal; ortodontia preventiva e interceptiva; ortodontia corretiva e implante.

Compartilhe: