Uma reunião entre o Comando Nacional, coordenado pela Contraf-CUT, e a Fenaban, com participação do Coletivo Nacional do Trabalhador, acontece nesta segunda-feira, dia 21, a partir das 15 horas, em São Paulo, terá entre os debates o andamento dos estudos sobre o alto índice de adoecimento e as causas de afastamento do trabalho de bancários.

A criação do Grupo de Trabalho (GT) Bipartite para Análise de Causas de Afastamento no Trabalho foi uma das conquistas da Campanha Nacional 2013, previsto na cláusula 61ª da Convenção Coletivo, fruto do esforço das entidades sindicais e de especialistas em saúde do trabalhador por melhorias nas condições de trabalho.

Os bancos comprometeram-se a dar informações sobre os afastamentos que geraram benefícios previdenciários, tanto por acidentes de trabalho quanto por problemas de saúde. Deste modo, seria possível fazer uma radiografia acerca do que tem ocorrido com a saúde dos bancários. No entanto, até agora, os bancos apresentaram apenas dados de um pequeno período, referentes apenas ao dia 31 de outubro de 2013.

Segundo do secretário de Saúde do Trabalhador, da Confraf-CUT, Walcir Previtale, será cobrado da Fenaban esclarecimentos sobre o método usado para a coleta de informações, pois a amostragem de apenas um dia não serve para fazer uma avaliação dos problemas de saúde dos bancários.

Fonte: Fenae Net

Compartilhe: