O empregado da Caixa, participante ativo, aposentado ou pensionista da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), pode declarar apoio à uma das chapas cadastradas no processo eleitoral da Funcef até 23 de fevereiro, sexta-feira, às 17 horas.

A diretoria da APCEF/SP apoia a Chapa do Participante, que tem como representantes em São Paulo: Fabiana Matheus, para a Diretoria Executiva; Valter San Martin como titular no Conselho Deliberativo e Carlos Augusto (Pipoca), no Conselho Fiscal.

“A diretoria da APCEF/SP apoia a Chapa do Participante para representar os empregados da Caixa na Funcef, pois são pessoas comprometidas com os interesses dos participantes. Lutamos pela democratização da gestão e pela transparência na Fundação, pelo fortalecimento do processo eleitoral e representatividade dos empregados nas instâncias”, reforça o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

Neste ano, serão renovados três membros da Diretoria Executiva, dois do Conselhos Deliberativo e um do Conselho Fiscal.

A primeira etapa do processo eleitoral consiste em declarar o apoio à uma das chapas. “A participação dos empregados da Caixa de todo país, neste momento, é tão importante quanto no momento da eleição, afinal a chapa depende desta declaração de apoio para se inscrever no processo”, explica o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

Como fazer – Para apoiar a Chapa do Participante é preciso acessar o Autoatendimento no portal da Funcef ou baixar o aplicativo da Fundação, disponível na Apple Store ou na Play Store.
Por meio do Autoatendimento, o participante já cadastrado no portal deverá informar o seu CPF e a sua senha. Em seguida, clicar em “Eleições” e escolher a chapa que deseja apoiar. Após este último passo, deverá confirmar o apoio (por meio da aba “Apoiar a Chapa”) e receberá a mensagem de que sua manifestação foi registrada.

Se o participante não tem e-mail cadastrado, poderá fazê-lo: ligando para a Central de Relacionamento (0800 706 9000), de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas; por meio do Fale Conosco na página da Fundação; ou então pessoalmente, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas, na representação regional da Funcef, que na cidade de São Paulo está na Rua do Arouche, 23, República.

Participantes dentro da Funcef – Desde 2002 os participantes conquistaram o direito de votar em representantes dos empregados para compor a Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal. Essa conquista é um marco na história da luta dos empregados da Caixa para participar ativamente das instâncias em seu fundo de pensão. No decorrer destes 15 anos, essa participação foi fundamental para os empregados garantirem direitos e reivindicarem importantes mudanças. Como por exemplo, em 2007, com a aprovação do novo estatuto da Fundação que garantiu a paridade na composição da Diretoria Executiva, bem como a introdução da necessidade de quórum qualificado para alterações de estatuto, regulamentos dos planos, retirada de patrocínio e investimentos acima de 2% dos Recursos Garantidores das Reservas Técnicas.

Funcef – É o terceiro maior fundo de pensão do Brasil e um dos maiores da América Latina. Seu patrimônio ativo total é superior a R$ 58 bilhões, com aproximadamente 137 mil participantes. A Fundação é regida pela legislação específica do setor, por seu Estatuto, pelos regulamentos dos Planos de Benefícios e por atos de gestão, a exemplo do Código de Conduta Corporativa e do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa. Seus recursos são investidos em áreas diversas que se dividem em: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, imóveis e operações com participantes.

Compartilhe: