Saúde, qualidade de vida e estado de satisfação física, mental e social são propostas da série de pílulas sobre bem-estar que estarão disponíveis na Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), a partir desta quinta-feira (27). Os temas em destaque são sono, ansiedade, depressão e sexualidade, com dicas de especialistas para auxiliar todos os empregados da banco público, associados ou não às Apcefs, no dia a dia do trabalho ou na vida corriqueira. 

O conteúdo das pílulas do sono está distribuído em seis episódios de vídeos curtos, que podem ser acessados na Rede do Conhecimento. Caberá à instrutora Laura Castro, professora certificada em Psicologia do Sono pela Associação Brasileira do Sono e Sociedade Brasileira de Psicologia, fazer a abordagem do tema na perspectiva do valor do sono, tempo versus qualidade, tempo ideal de um cochilo, técnicas para iniciar o sono e dormir melhor, sonhos e sono e as fases da vida. 

A segunda pílula, com foco em ansiedade e depressão, está contida em dois episódios rápidos e diretos. As dicas são dadas por Gustavo Bezerra, médico psiquiatra da Universidade de São Paulo (USP). Nesses vídeos, o professor paulista faz um paralelo entre os dois transtornos psíquicos mais comuns da sociedade contemporânea, com informações de que ansiedade e depressão são doenças únicas, mas que podem andar em conjunto. É dito, por exemplo, que pessoas com transtorno de ansiedade podem apresentar sintomas depressivos ou vice-versa. 

Sexualidade é o tema da terceira e última pílula de bem-estar e é conduzida pela psicóloga, psicodramatista e terapeuta sexual Bárbara Dalcanale Menêses, que profere palestras sobre diversidade sexual, sexualidade, bullying, discriminação e muitos outros temas. Seu trabalho, reconhecido em todo o país, é dedicado à comunidade LGBT e a questões da sexualidade humana.  

Os vídeos sobre sexualidade estão divididos em 10 episódios e oferecem dicas de o porquê sentimos prazer, saúde mental, masculino versus feminino, sexualidade infantil e na adolescência, sexualidade e envelhecimento, mitos e verdades da masturbação, entendendo a diversidade e masculinidade tóxica ou se o tabagismo, o alcoolismo e as drogas afetam a saúde sexual. 

Para quem não sabe, a Rede do Conhecimento é uma grande incentivadora da formação e do crescimento dos empregados da Caixa. A plataforma foi lançada pela Fenae e as Apcefs em 25 de outubro de 2016 e, desde então, disponibiliza mais de 100 cursos em diversas áreas e com temática abrangente. Foi desenvolvida para os associados de todas as Apcefs.

Para assistir aos vídeos sobre bem-estar, basta acessar a Rede do Conhecimento. Todos os empregados da Caixa podem se matricular e iniciar os cursos, mas a conclusão fica restrita aos que são associados a uma das 27 Apcefs do país. 

:: Para se associar, entretanto, é preciso acessar o site da Fenae e utilizar a ferramenta de Associação On-line ou diretamente na Apcef da sua região.

Compartilhe: