O presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (21) – durante encontro com o atual presidente da Caixa, Carlos Vieira -, a realização de concurso público para contratação de 4 mil novos empregados para o banco público. O edital deve ser publicado nesta quinta-feira (22).

A demanda por mais contratações é uma das principais bandeiras dos empregados na busca por melhores condições de trabalho e havia sido prometida na gestão anterior, de Rita Serrano, ainda sem um número definido. Antes deste concurso, houve outro, em 2021, específico para a contratação de PcD, para atender à decisão judicial de enquadramento da Caixa à legislação, após ação civil pública na qual Fenae e a Contraf-CUT foram assistentes.

“A realização de concurso é uma demanda antiga, já que a necessidade de mais empregados é enorme. Em 2014, contava-se 101,5 mil empregados. Hoje, há pouco mais de 87 mil. E ainda cogita-se que, em breve, o banco anunciará mais um programa de demissão voluntária, o que vai reduzir ainda mais a quantidade de empregados. O número anunciado, portanto, é insuficiente”, comentou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros. “Um fator importante é que, tendo em vista as contratações, há a possibilidade de atender a demandas de movimentação de empregados entre unidades. Em momentos anteriores, como na contratação de 800 empregados realizada ano passado, apresentamos a reivindicação e faremos novamente”, complementou.

Compartilhe: