Três movimentos que se tornaram populares nos setores de tecnologia e serviços são o Lean Startup, o Scrum e o Design Thinking, termos referentes a modelagens de negócios que se repetem e são requisitos frequentes de mercado.  Embora a tríade metodológica seja pontualmente diferente, há como combiná-las e fazer com que atuem da maneira mais complementar possível.

É exatamente para ajudar as empregadas e os empregados da Caixa Econômica Federal associadas/associados e seus dependentes que a Rede do Conhecimento, plataforma de educação à distância da Fenae e das Apcefs, abre nova temporada com o lançamento de novos cursos para quem quiser desenvolver diferentes habilidades, melhorar a qualificação profissional ou descobrir uma nova vocação.  Os destaques, desta vez, são: Lean StartupScrum e Design Thinking.  

O primeiro é o de Lean Startup, metodologia que propõe um modelo de gestão para evitar desperdícios inúteis e busca criar um ambiente de inovação contínua, unindo conceitos de desenvolvimento ágil e Customer Development. A perspectiva é alcançar um modelo de negócio sustentável em torno do produto. Na Rede do Conhecimento, os alunos têm a chance de entender a fundo todas as nuances de cada um dos princípios da Lean Startup, conhecendo todas as particularidades desta metodologia.

O outro curso disponibilizado pela plataforma é o Scrum ou uma ferramenta de metodologia ágil, que visa acelerar e facilitar as etapas do trabalho, focada na entrega eficaz de projetos. Trata-se de um modelo de gestão que pode ser, inclusive, utilizado em projetos complexos.  São três os pilares da metodologia Scrum: transparência, inspeção e adaptação.

Categorizado em cinco etapas, o processo de Design Thinking é tema do terceiro conteúdo da Rede do Conhecimento e tem a ver com inovação em uma organização, apontando para diversos caminhos que podem ser seguidos. O método, na prática, busca promover a ideação a partir da cocriação e incentiva projetos de valor para a empresa. É um modelo baseado no cruzamento entre as necessidades das pessoas, as tecnologias e os recursos disponíveis, articuladas com as restrições do negócio. A qualidade de informação, no lugar de quantidade, é fundamental. Além da empatia, outras etapas do Design Thinking são definir, idear, prototipar e testar. Ou seja, entender cada um desses estágios é essencial para aplicar uma inovação de valor para a empresa.

Os novos cursos fazem parte de uma proposta de disponibilizar conhecimentos atuais que são necessários às empregadas e aos empregados da Caixa, para que elas e eles possam obter certificações que ajudam no crescimento na carreira e, muitas vezes, no score

Para acessar os três cursos disponíveis, basta as associadas e os associados às Apcefs terem o login Fenae (antigo Mundo Caixa) com CPF e senha. 

Mas, atenção: quem ainda não é filiado a uma entidade associativa e quer assim proceder, basta acessar o endereço eletrônico www.fenae.org.br/associacao e se associar a uma das 27 Apcefs do país. Também, nesse canal, é possível incluir dependentes. As novidades da Rede do Conhecimento podem ser conferidas pelo portal www.fenae.org.br/rededoconhecimento.

Compartilhe: