O projeto Semeando Oportunidades da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de São Paulo (Apcef/SP), em parceria com a Fenae e a Moradia e Cidadania, vem colhendo bons frutos de desenvolvimento sustentável e bem-estar para as comunidades da Vila Joaniza, zona sul de São Paulo, entre outras regiões da capital paulista.

Com o objetivo de proporcionar a melhoria da segurança alimentar e nutricional, o Semeando Oportunidades é um projeto desenvolvido em um espaço dentro da Associação, propício para o desenvolvimento de horta e pomar, tornando o local uma referência ambiental. O projeto promove oficinas sustentáveis, com a participação de aproximadamente 10 famílias residentes nas comunidades no entorno da Apcef/SP. Além desse público, a produção também é direcionada para o grupo de voluntariado Fazendo o Bem, que atua distribuindo alimentação a moradores de rua na região de Interlagos e Santo Amaro.

“Além da produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos, o projeto proporciona fomento à educação ambiental e à sustentabilidade, com a venda de alimentos saudáveis promovendo a geração de renda e a economia circular e solidária. Além disso, as atividades desenvolvidas na horta (manejo do solo, plantio, dentre outros), promovem a sensação de bem-estar para aqueles que participam. Estudos comprovam que atividades como essas reduzem o estresse e a ansiedade”, ressaltou Brenda Dias, engenheira e permacultora do projeto.

O presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros ressaltou que tanto o Semeando Oportunidades como todos os demais projetos representam o caminho para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual. “Os projetos desenvolvidos em parceria entre a Apcef, Fenae e –Moradia e Cidadania tornam tangíveis a responsabilidade social dos empregados da Caixa e contribuem para nosso objetivo de viver em uma sociedade justa e com oportunidades a todos”.

Apcef Cidadã

Além da horta, ainda em 2022, a Associação também realizou, no início de março, oficinas sustentáveis de inclusão produtiva em parceria com a Apcef Cidadã. São realizadas diversas atividades alinhadas aos ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 4 – Educação de qualidade e 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, entre elas estão a produção de ovos de Páscoa, utilização integral de alimentos, corte de cabelo masculino, banho e tosa para pet’s, modelagem básica e modelagem/costura para pet’s e trancista.

“A possibilidade de proporcionar novas experiências e mudar a vida das pessoas, com um olhar mais solidário e coletivo é transformador. Os projetos da Fenae, em parceria com as Apcefs e a Moradia e Cidadania, primam pela construção de uma sociedade mais participativa e inclusiva, pois anseiam por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Takemoto. 

Apoio Escolar

Além do Semeando Oportunidades e da Apcef Cidadã, a Moradia e Cidadania também promove projetos de apoio escolar, desenvolvidos no Programa CDH Apcef, nas dependências do clube, e também na zona norte de São Paulo em parceria com o IASE – Instituto Assistencial Santa Terezinha. 

O apoio realizado é personalizado, considerando a situação escolar de cada criança e adolescente, com o objetivo de que estejam inseridos de forma igualitária em seu contexto social e oportunidades de aprendizado, valorizando a construção da cidadania.

Durante o período de distanciamento social, a atividade ocorreu de forma remota através de diversas ferramentas, uma vez que a maioria dos participantes não possui acesso à internet. Com o retorno às atividades presenciais, a Apcef acredita que o aproveitamento será maximizado com a volta das oficinas de inclusão digital.

Além do apoio escolar, são oferecidas atividades de educação complementar por meio do esporte e cultura, e que estão sendo retomadas gradativamente, sendo elas: ballet, xadrez, futsal, basquete 3 x 3, capoeira, coral infantil, todas alinhadas ao ODS 4.

Compartilhe: