Conhecida como a “Cidade do Sol” ou “Noiva do Sol”, por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, Natal (RN) vai sediar a grande final do Talentos Fenae/Apcef 2018. O evento será realizado de 4 a 8 de dezembro, reunindo quatro categorias: Imagem (Fotografia e Filme), Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil), Literatura (Conto/Crônica e Poesia) e Música (Composição e Interpretação). Participarão os campeões estaduais de cada uma das modalidades.

A definição da cidade-sede ocorreu nesta quinta-feira (10), durante reunião do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, em Brasília (DF). “Natal tem todas as condições de hotelaria, estúdio e local de apresentações para receber o Talentos. Assim como São Luís (MA) e Florianópolis (SC) também têm. Por decisão da maioria dos presidentes das Apcefs, faremos uma grande festa na capital potiguar”, disse Moacir Carneiro, diretor Sociocultural da Fenae.

O presidente da Apcef/RN, Omar Medeiros, comemorou o resultado da votação. “Era uma vontade grande minha e do companheiro Urbano receber o evento. Gosto muito de música e de arte em geral, e vamos mostrar o Rio Grande do Norte para todo o Brasil. Prometo, com o apoio da Fenae, fazer um grande Talentos 2018”, afirmou.

Inscrições abertas

Os empregados da Caixa, associados a uma das 27 Apcefs do país, já estão inscrevendo obras no Talentos Fenae/Apcef 2018. O prazo para enviar os trabalhos vai até 17 de junho, bastando acessar o site do projeto. A primeira etapa será a estadual. Na categoria Música, as seletivas nas Apcefs ocorrerão de 4 de agosto a 30 de setembro, com apoio técnico e financeiro da Fenae. Os campeões se juntarão aos melhores nas demais modalidades.

Acesse o site do Talentos Fenae/Apcef 2018.

Associe-se a uma das 27 Apcefs do país.

Na grande final, ocorrerão as apresentações dos finalistas de composição e interpretação e a premiação de todos os vencedores. É possível inscrever até duas obras por modalidade. “O número de participantes cresceu entre a primeira e a segunda edição. A expectativa é que ocorra o mesmo agora, em 2018”, diz Moacir Carneiro. Ele acrescenta: “Como faço questão de frisar, o Talentos é uma consolidação de projetos como o tradicional Música Fenae e o Circuito Cultural”. No ano passado, foram 1.586 trabalhos cadastrados por 730 participantes.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, ressalta que o Talentos Fenae/Apcef é apenas um dos projetos para promover o bem-estar do pessoal da Caixa. “Além de defender os direitos dos empregados e o caráter 100% público do banco, as duas entidades estimulam práticas sociais, esportivas e culturais. Esse é o principal objetivo de iniciativas como os Jogos da Fenae, Rede do Conhecimento, Eu Faço Cultura e Movimento Solidário”, afirma.

Curadoria

As obras enviadas por empregados da Caixa passarão pela aprovação de uma curadoria e, caso sejam aprovadas, estarão oficialmente participando do concurso. Além do júri técnico, todas as obras inscritas passarão pela votação popular. Tanto na etapa estadual quanto na nacional, o público dará notas de 5 a 10 no site do Talentos. “Todos os colegas podem inscrever seus trabalhos, mas apenas os associados às Apcefs vão concorrer aos prêmios nos estados e na fase nacional”, lembra Moacir Carneiro.

Compartilhe: