Ainda não há confirmação formal por parte da Caixa quanto aos rumores de cancelamento ou suspensão do Programa de Demissão Voluntária (PDV), lançado pelo banco público em 17 de maio.

A APCEF/SP encaminhou ofício solicitando esclarecimentos urgente com relação ao assunto. A Caixa ainda não respondeu.

A atitude da Caixa, caso se confirme o cancelamento ou suspensão do PDV, deve-se a demanda de atendimento que será gerada pela Medida Provisória nº 889, publicada em 24 de julho de 2019 que dispõe sobre a possibilidade de movimentação das contas do Programa de Integração Social – PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – Pasep, para instituir a modalidade de saque-aniversário no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

Há tempos a APCEF/SP cobra da Caixa a contração de mais empregados, devido sobrecarga abusiva e acúmulo de atribuições, a Caixa ignora .

Episódio de liberação de FGTS, por exemplo, não é novidade para a Caixa. Já aconteceu em 2017. Naquela ocasião, a empresa solucionou com abertura das unidades e deslocamentos de empregados em horários e dias extraordinários, que extrapolaram o expediente e a jornada do empregado, confirmando assim, a denúncia da APCEF/SP de que o banco público precisa de mais empregados.

Desta vez, a solução que a Caixa poderá implantar será o cancelamento ou suspensão do PDV, a fim de manter esses empregados na empresa, caso se confirme.

Solucionará o seu problema. Ignorará a programação de seus empregados que aderiram ao PDV.

Caso a atitude se confirme, será mais uma para a coleção de arbitrariedades que a empresa vem tomando com seus trabalhadores.

Vida das pessoas – Os empregados aderiram ao PDV após reflexão, planejamento com familiares e muitos estudos. Há relatos de pessoas que já venderam seus imóveis, familiares que mudaram de cidade ou mesmo aqueles que se comprometeram com negócios, contando com o dinheiro do Programa, situações irreversíveis.

A Caixa desprezará todas essas situações e desconsiderará o impacto que essa medida causará na vida das pessoas.

Vale destacar que muitos empregados decidiram aderir ao PDV por conta da situação funcional que a própria Caixa proporcionou a estes profissionais.

:: Solicitamos aos empregados que, por ventura, se sentirem lesados por esta medida, caso seja confirmada pela Caixa, que entre em contato com a APCEF/SP.

A Associação oferecerá o apoio jurídico necessário para que os direitos destes empregados sejam resguardados.

:: Entre em contato por e-mail: sindical@apcefsp.org.br ou pelo telefone (11) 3017-8315.

Compartilhe: