A nova diretoria do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de São Paulo, Osasco e Região tomou posse na última sexta-feira (7).

A cerimônia realizada na sede do Sindicato contou com mais de 300 convidados e marcou a posse dos 88 dirigentes mais 10 honorários da nova diretoria que estará à frente da entidade no quadriênio 2023-2027.

Destes, nove são empregados da Caixa: Luiza Hansen Arruda dos Santos, Francisco Carlos Pugliesi, Valter San Martin Ribeiro, Kardec de Jesus Bezerra, Vivian Carla de Sá
Dinilza Nascimento Correia, Cristiano Ribeiro, Antonio Carlos Cordeiro, Alexandro Tadeu do Livramento.

As mulheres representam 48% da nova diretoria. E pela primeira vez o comitê administrativo será integrado exclusivamente por mulheres: a presidenta da entidade, Neiva Ribeiro (Bradesco); a secretária-geral, Lucimara Malaquias (Santander); a secretária de Finanças, Marta Soares (Itaú); e a secretária de Organização e Suporte Administrativo, Ana Beatriz Garbelini (Banco do Brasil).

História

A posse da nova diretoria ocorre em meio às comemorações dos 100 anos do Sindicato. É importante destacar que os empregados da Caixa fazem parte desta trajetória com muita luta.

E essa luta começou já para que fossem reconhecidos como bancários. Até 1985 os trabalhadores da Caixa eram chamados de economiários e, ao contrário dos demais bancários, tinham jornada de trabalho de 8 horas diárias. Além disso, não eram vinculados a sindicatos.

Em 30 de outubro de 1985 os empregados se uniram em uma greve que contou com a adesão de quase 100% das agências. Em São Paulo foram liderados pelo então presidente do Sindicato, Luiz Gushiken, e assim conseguiram o direito de se sindicalizar e ter a mesma jornada que os demais bancários.

“O Sindicato tem um papel fundamental em nossas lutas. Mesmo antes dos empregados da Caixa serem bancários, a entidade apoiou nossa luta pela sindicalização e pela jornada de 6 horas. Depois disto, a trajetória para que tivéssemos uma única convenção coletiva, que estabelecesse os direitos de bancários de bancos públicos e privados, prosseguiu, e esta estratégia fortaleceu a categoria e preservou nossos direitos mesmo nos momentos mais difíceis que enfrentamos. Desejamos todo o sucesso à diretoria empossada do Sindicato de São Paulo, entidade que sempre foi grande parceira da Apcef em nossas lutas”, ressaltou Leonardo Quadros, diretor-presidente da Apcef/SP.

Compartilhe: