A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou ao Comando Nacional dos Bancários, na última quinta-feira, dia 6, os dados estatísticos setoriais sobre as denúncias encaminhadas às entidades sindicais pelos trabalhadores, a fim de que seja feita uma avaliação a respeito do andamentos do programa, previsto na cláusula 56ª da Convenção Coletiva de Trabalho.

As informações serão analisadas pelos representantes da categoria bancária e em breve uma nova negociação será agendada.
No encontro, os representantes da categoria apresentaram uma série de críticas e sugestões ao funcionamento do programa, como um maior rigor no cumprimento do prazo de 45 dias para a apuração das denúncias. Além disso, os bancários também contestaram o fato dos bancos estarem apresentando respostas padronizadas aos sindicatos.

Também foi discutido o item de preservação dos denunciantes e denunciados dentro do programa, assim como a necessidade de uma divulgação mais ampla desse direito dos bancos. O objetivo, nesse caso, é dar maior credibilidade ao programa, de modo a melhorar as condições nos ambientes de trabalho.

Na ocasião, o coordenador do Comando Nacional dos Bancários e presidente da Contraf/CUT, Carlos Cordeiro, deixou claro que o adoecimento dos bancários é um tema que precisa ser tratado com prioridade, estando o assédio moral entre as principais reclamações da categoria. “Temos grande expectativa que o Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador da Contraf/CUT possa fazer o assunto progredir na mesa temática, com participação cada vez maior dos sindicatos na discussão e nas denúncias de assédio moral nos locais de trabalho”, diz.

Oficina sobre o combate ao assédio moral

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre o acordo aditivo de combate ao assédio moral, que completou três anos, o Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador da Contraf/CUT irá realizar uma oficina sobre o tema, com a participação de todos os sindicatos signatários desse instrumento. O mês de abril é a data indicativa para a realização do evento.

Fonte: Fenae Net
 

Compartilhe: