Trabalhar, estudar e se divertir on-line é uma tendência de anos que se intensificou muito com a pandemia de Covid-19. Na Apcef/SP, ela chegou às aulas de xadrez e chamou a atenção de novos alunos como a associada Daniela Viana.

Daniela é aluna do xadrez feminino on-line da Associação e se surpreendeu em poder aprender a modalidade à distância. 

“Ao lançar esta oportunidade, a Apcef/SP se mostrou atenta às tendências mundiais. Digo isso, porque o xadrez ganhou relevância e atratividade depois da minissérie ‘O Gambito da Rainha’, produzida pela Netflix, que tirou aquela visão de jogo maçante, voltado apenas aos intelectuais e, especificamente, aos homens”, apontou Daniela. Para a associada, criar um espaço assim é importante para mostrar que o xadrez é para todos e que as mulheres podem ocupar todos os espaços.

A possibilidade de assistir às aulas quando desejar foi outro atrativo para a aluna. “Acho que o mais legal é que, como as aulas são gravadas, conseguimos assistir posteriormente para esclarecer ou reforçar algum ponto que sentirmos necessidade. Sem contar que as aulas foram ministradas pela maior enxadrista brasileira, motivo de orgulho e diferencial para nós, aqui na Apcef”, lembrou.

Daniela contou ainda que, inicialmente, ficou com receio de não conseguir acompanhar as aulas, pois acreditava que o xadrez seria algo difícil de aprender on-line. “Para quem é iniciante, não tem como negar que, no começo, dá um leve desespero. A gente se pergunta: ‘Como vou decorar todas essas regras? Como vou saber a melhor jogada?’ Mas quando a gente faz os exercícios, pratica o jogo, revê as aulas, as coisas vão se encaixando e fixando na cabeça. A empolgação vem, eu garanto. Eu até comprei um tabuleiro. O jogo estimula muito o nosso lado racional e estratégico, mas o xadrez também é criatividade. A gente aprende a usá-la a nosso favor. Vale a pena”, concluiu. 

Projeto Elizabeth Harmon – A Apcef/SP oferece oficinas gratuitas de xadrez para mulheres com Julia Alboredo, campeã do Campeonato Brasileiro Feminino da modalidade.

As oficinas on-line acontecem de terça-feira, das 21 às 22 horas, e de sexta-feira, das 18 às 19 horas e das 19 às 20 horas. Podem participar associadas titulares ou dependentes.

:: Para se inscrever, entre em contato com o Departamento de Esportes pelo (11) 96334-1276 (WhatsApp) ou esportes@apcefsp.org.br.

 

Compartilhe: