Dirigentes da Apcef/SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região visitaram diversas agências para verificar a situação dos empregados nos locais onde a Caixa determinou a abertura até 21 horas. Nas unidades verificadas, foi constatado que, após as denúncias das entidades, o horário não foi estendido.

:: Gerentes que não bateram metas estão sendo chamados para trabalhar em agências que irão ficar abertas até 21h

Venda de risco – Durante as conversas com os empregados, os dirigentes ouviram relatos preocupantes de pressão de chefias para venda de seguro prestamista antes mesmo da liberação do crédito ao cliente. O Seguro Prestamista garante o pagamento do empréstimo em caso de morte ou invalidez total. Até o momento da publicação desta matéria, não havia a certeza da data da liberação do Pronampe e nem mesmo se foi de fato liberado pelo governo federal. Como sempre, uma sequência de desorganização.

“Empregados contaram que estão sendo pressionados a vender o seguro antes da finalização das operações. Se houver algum problema no processo e o crédito não for liberado, o cliente certamente irá reclamar, o que pode trazer penalidades, de acordo com o CR 444”, explicou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

CR 444 – A Caixa criou, recentemente, o CR 444 000, um mecanismo utilizado para pressão, assédio moral e punição do trabalhador, e que pode levá-lo a cair em ciladas. Em caso de problemas com a venda do seguro, o empregado pode ser enquadrado neste normativo, que trata do Programa de Incentivo às Práticas de Vendas Qualificadas (PQV).

O PQV, cuja revogação foi demandada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE) por conta de seu caráter arbitrário e punitivo, cria o conceito de “falha comportamental”, que pode ser apontada e corrigida por procedimento correcional ou instauração de processo administrativo, o que é bastante preocupante.

“Nossa orientação é para que o empregado não faça esse tipo de operação, e denuncie! Quem está dando esta ordem, depois, não assumirá o problema”, alertou o dirigente da Apcef/SP.

:: Caso sofra pressão para venda de seguro prestamista antes da aprovação do crédito, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br. O sigilo é garantido.

 

Compartilhe: