Entidades que defendem os trabalhadores reúnem-se com empresa nesta sexta-feira (6), às 8 horas

No fim da tarde desta quinta-feira (5), os empregados da Caixa foram surpreendidos com o anúncio do fechamento de três Superintendências Regionais: as SRs Pinheiros, Ipiranga e BH Norte. O anúncio, feito às agências via Lync, atinge diretamente cerca de 80 agências em São Paulo e dezenas de empregados lotados nas Superintendências da capital do nosso Estado. A representação dos empregados (APCEF, Fenae, Contraf-CUT e Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região) agendou uma reunião para esta sexta-feira (6), às 8 horas, com representantes da Sured, para discutir o assunto. Caso queira encaminhar perguntas, envie pelo Inbox de nossa fan page (www.facebook.com/apcefsp) ou para o WhatsApp (11) 99900-3146. O sigilo é garantido.

O anúncio ocorreu na mesma semana em que os empregados cobraram a Caixa por maior transparência nos processos de reestruturação e, também, na mesma semana em que a Caixa divulgou balanço com lucro recorde e consolidação da perda de mercado. E, ainda, uma semana antes do início do pagamento do FGTS.

O fechamento das SRs de São Paulo abala a estrutura de suporte aos negócios da Caixa no segundo maior centro financeiro do país, comprometendo a atuação da empresa no mercado mais competitivo do país. A SR fechada em Belo Horizonte também tinha grande importância para a região. A maior agência da Caixa no país, a Tupinambás, era vinculada à SR BH Norte.

Confusão – É importante ressaltar que, há cerca de um mês, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, reuniu-se com os empregados das duas Superintendências Regionais de São Paulo durante visita realizada do “Caixa Mais Brasil”. Recentemente, também, houve a movimentação de empregados das duas Superintendências, com promoções e descomissionamentos, inclusive por meio do Revalida. Após todo este período conturbado, os empregados das duas SRs de São Paulo sofrem, agora, este novo baque da Caixa. Ao receber o questionamento da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), a área responsável pela gestão de pessoas em Brasília informou que não tinha conhecimento dos fatos.

Incorporação – Importante lembrar que existe uma liminar conquistada pela Contraf-CUT, que suspende a revogação feita pela Caixa em 9 de novembro de 2017 do RH 151, que normatiza a incorporação da gratificação de função. Nas hipóteses de descomissionamento previstas no manual, e atendidos os demais requisitos, como tempo de exercício da função, os empregados mantêm o direito de receber o adicional de incorporação.

Dúvidas, ligue (11) 3017-8315 ou sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: