Enquanto milhares de brasileiros sofrem para ter acesso ao Auxílio Emergencial e sobreviver às consequências econômicas da pandemia, Pedro Guimarães, presidente da Caixa, vê na situação uma nova oportunidade para vender áreas da Caixa.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Guimarães não só confirmou que a Caixa Seguridade será vendida ainda este ano como contou planos de venda do banco digital criado em razão do pagamento do auxílio.

A ideia é transformar os usuários do sistema em clientes Caixa através da oferta de produtos criando assim “o maior banco digital do mundo.” Esse banco digital então seria ofertado ao mercado.

Reação – Diante destas ameaças, os empregados, por meio de entidades representativas como a Fenae, vêm se mobilizando. Mais recentemente, dirigentes da Federação participaram de reunião no Tribunal de Contas da União (TCU) com os deputados federais Erika Kokay (PT-DF) e Enio Verri (PT-PR), na qual denunciaram que a abertura de capital das subsidiárias é uma privatização disfarçada do banco público.

Devido à representação dos parlamentares contra o presidente da Caixa e questionando a regularidade das operações, o TCU decidiu que vai acompanhar o IPO da Caixa Seguridade e Cartões. Para isso, o órgão de controle abrirá dois procedimentos específicos de acompanhamento das operações de abertura de capital dessas duas subsidiárias.

Compartilhe: