Também conhecida como gordura no fígado, a esteatose hepática é a primeira etapa de doença no fígado e que, se não controlada, pode evoluir para cirrose não alcoólica e câncer no fígado.

Trata-se de uma doença silenciosa, causada pelo consumo excessivo de carboidratos e gorduras e, uma vez instalada, não tem cura, somente controle por meio do monitoramento alimentar.

A boa notícia é que podemos prevenir seu aparecimento reduzindo o peso, realizando exercícios físicos e o consumo de fibras alimentares e reduzindo o consumo de doces, açúcares, alimentos ultraprocessados, frituras, gorduras e bebidas alcoólicas.

A esteatose hepática é detectada por meio de exames laboratoriais e de imagem (ultrassom abdominal), por isso, é muito importante estar em dia com os exames preventivos.

Nos quadros mais leves não apresenta sintomas. Já nos graus 2 e 3, é possível notar alguns sinais: dor abdominal, cansaço, fraqueza, perda de apetite, aumento do fígado, barriga inchada e dor de cabeça constante.

Agora que você já sabe que a esteatose hepática não é brincadeira, mudanças no estilo de vida com perda de peso, dieta saudável e prática de exercícios físicos regulares é a melhor recomendação para o seu bem-estar e qualidade de vida.

:: Associados podem agendar atendimento nutricional gratuito, presencial ou on-line, pelo (11) 94558-0253 ou atendimentonutricional@apcefsp.org.br.

Compartilhe: