O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, será homenageado pela Câmara Municipal de Belágua, no Maranhão, no próximo dia 10. Na ocasião, ele receberá o título de cidadão belaguense. A homenagem expressa o reconhecimento da atuação do programa de Responsabilidade Social da Fenae e das Apcefs, Movimento Solidário, no município maranhense por sete anos, com ações de desenvolvimento sustentável.

A honraria também será concedida à dirigentes de entidades parceiras que colaboraram para o êxito dos projetos. São eles:  Nizete Queiroz Martins, vice-presidente da Apcef/MA; Glória Araújo e Hortência Oliveira, diretoras da Apcef/PI; e os diretores do Sindicato dos Bancários do Piauí, Odaly Bezerra Medeiros (presidente) e José Emiliano Coelho de Almeida Filho (Administração).

“O Movimento Solidário foi criado pela Fenae e Apcefs com objetivo de contribuir para mudar a realidade tão cruel de famílias, que viviam em situação de extrema pobreza. Foi assim em Caraúbas do Piauí, onde ocorreram as primeiras ações e, mais recentemente, em Belágua. Nosso sentimento é de satisfação por ajudar tantas famílias e ver que a comunidade local reconhece a importância do programa”, destaca Sergio Takemoto.

O requerimento para concessão do título de cidadão belanguense foi apresentada coletivamente pelos vereadores da Câmara Municipal. “Essa homenagem é justa por tudo que a Fenae e seus parceiros, por meio do programa Movimento Solidário, fizeram aqui por nós de Belágua. Somos eternamente gratos e reconhecedores, o Legislativo, o Executivo e a população que foi contemplada”, destaca o vereador Carlos Alberto Alves Reis. 

Movimento Solidário em Belágua

Em 2015, quando Belágua foi escolhida pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae para receber ações do Movimento Solidário, a situação no município era crítica: altas taxas de evasão escolar, baixa cobertura de domicílios com água potável e baixos índices de educação nos ensinos fundamental e médio.

A parceria do governo do estado e do município foi essencial para o desenvolvimento do Movimento Solidário. Os projetos para promoção de segurança alimentar e inclusão produtiva foram realizados com base nos anseios das comunidades.

O Movimento Solidário finalizou suas ações do município em 2022 com importantes avanços, conforme revelam alguns indicadores sociais, como redução da mortalidade materna e infantil. Na educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) saiu de 3.6 em 2015, para 4.1 em 2019, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.

Desde 2015, o programa social dos empregados e das empregadas da Caixa desenvolveu projetos de geração de renda e acesso a direitos em benefício de mais de 2.500 pessoas em 34 comunidades. 

:: Clique aqui e veja os detalhes das ações realizadas pelo Movimento Solidário em Belágua.

Compartilhe: