As mudanças nos planos de saúde das empresas públicas federais propostas pelo governo e suas consequências para os trabalhadores serão destaque no seminário nacional que a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) promove no próximo dia 15 em Brasília. O evento, intitulado “Minutas de Resolução CGPAR”, tem o apoio do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e o convite à participação é extensivo a todos os representantes de funcionários nas operadoras de autogestão de saúde de empresas estatais.

As alterações nos planos – que, entre outros itens, reduzem a participação da empresa no custeio, aumentam os gastos para os empregados e trazem limitações e restrições aos dependentes -constam de resolução da CGPAR, comissão interministerial que trata da governança corporativa e administração das participações societárias da União. E representam mais uma tentativa de precarizar condições de trabalho e reduzir o papel das empresas públicas no País.

“É muito importante que participem representantes dos trabalhadores de todas essas empresas, porque além do debate poderemos somar nossos esforços à força-tarefa que já vem sendo desenvolvida pela Anabb”, explica a coordenadora do comitê, Rita Serrano, que participará do seminário. A força-tarefa auxilia a diretoria-executiva da ANABB no enfrentamento dos riscos que se apresentam nas minutas de resolução da CGPAR.

Entre as empresas que possuem operadoras de autogestão, de acordo com a ANS, estão Codevasf, Caixa, centrais Elétricas de Rondônia, Codeba, Petrobras, Correios, Serpro, Valec, Boa Vista Energia, Banco do Brasil, Embrapa, Besc/Codesc, Badesc/Fusesc, Economus, Celg, Banco da Amazônia, Emgeprom, Bndes, Indústrias Nucleares do Brasil, Chesf, Eletrobras, Nuclep, Codesa, Conab, Eletrosul e Infraero.

O seminário acontece das 8h às 18h no Hotel Kubitschek Plaza (auditório Minas Gerais), e a ficha de inscrição pode ser preenchida neste link: http://www.anabb.org.br/CGPAR/

Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail virin@anabb.org.br ou pelo telefone 61 3442-9662.

 

Fonte: Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas

Compartilhe: