O que é um conto de fada? Seus elementos, a presença do fantástico deste universo, a importância do conto de fadas para as crianças, além de outros aspectos que vão além do “felizes para sempre”. Estes são alguns dos elementos e explicações selecionados pela escritora e ilustradora Janaína Tokitaka na videoaula do curso “Contos de Fadas: texto, imagem e seu lado sombrio”, relançado na Rede do ConhecimentoAcesse com o login do Mundo Caixa, localize no Menu Cursos e clique na aba Artes.  

O curso aborda a evolução das ilustrações que são parte essencial dessas narrativas, além da possibilidade de colocar em prática técnicas para escrever e ilustrar os seus próprios contos de fadas. A autora sintetiza que o núcleo do conto de fadas está no existencial e contextualiza o gênero narrativo, desde o início, quando ele não era voltado para o público infantil. Era para entreter gente simples, pessoas de mundo e de vida difíceis, no entanto, os contos trazem conteúdo democrático, generoso e acolhedor“, diz Tokitaka.  

Entenda no curso as peculiaridades desse universo e dos grandes autores: Charles Perrault, os alemães Irmãos Grimm e um pouco da biografia de Hans Christian Andersen e de suas histórias. O curso explora autores que contextualizam sobre o gênero; pesquisadoras e visão do femininoos deslocamentos desses contos por influência da cultura individualizada. Janaína Tokitaka coloca que “mito é diferente de contos de fada”.  
 
Na videoaula, instrutora situa o medo em “Chapeuzinho Vermelho na versão de Charles Perrault e em qual momento o conto é um pouco diferente da mais conhecida versão que costumamos encontrar. Seria nesta, o número diferente de personagens? Haveria alertas para as donzelas sobre os perigos de cruzar estradas desertas, seriam os homens perigosos?  

Além desses elementos que os constituem, Tokitaka conta muita coisa sobre o que ela também conhece a fundo: as ilustrações. Não deixe de explorar a parte sobre os Grandes Ilustradores, parte 1 e parte 2 e as demais, Ilustrando com a técnica da mancha de tinta. Nesta parte, as possibilidades práticas podem ser exploradas. Experimente! 
 
Janaína explica nuances da realidade com a literatura infantil. Com a versão alemã dos Irmãos Grimm, conhecido conto João e Maria leva a florestas assustadoras e a situações de medo do abandono, que muitos já tivemos quanto crianças. Situe-se também sob visão dramáticano cenário gélido e triste de A pequena vendedora de fósforosde autoria do pai da literatura infantil, Hans Christian Andersen.  
 
A autora 

Formada em Artes Plásticas pela ECA-USP, Janaina Tokitaka é escritora e ilustradora de livros. Começou sua carreira como colaboradora da Folhinha, suplemento do jornal Folha de São Paulo. Hoje, conta com dez livros publicados como autora e mais de cinquenta títulos publicados como ilustradora. 

Compartilhe: